Início » Brasil » Ex-gerente diz que alertou Graça Foster pessoalmente
Irregularidades na Petrobras

Ex-gerente diz que alertou Graça Foster pessoalmente

Venina Velosa da Fonseca afirmou que alertou pessoalmente Graça Foster sobre irregularidades em contratos de diversos setores da Petrobras

Ex-gerente diz que alertou Graça Foster pessoalmente
Ex-gerente de Abastecimento da Petrobras Venina Velosa da Fonseca (Fonte: Reprodução/TV Globo)

A ex-gerente de Abastecimento da Petrobras Venina Velosa da Fonseca disse em entrevista ao programa Fantástico, da TV Globo, que alertou pessoalmente a presidente da estatal, Graça Foster, sobre irregularidades em contratos de diversos setores da empresa.

Leia também: Lista de delator da Petrobras inclui nomes de 28 políticos
Leia também: Crise na Petrobras: demissão de Graça é questão de tempo

O alerta teria sido dado quando Graça Foster, que se tornou presidente da Petrobras em 2012, era diretora de Gás e Energia, cargo que ocupou desde 2007.

Venina, no entanto, não apresentou durante a entrevista qualquer prova de que fez o alerta. Negando ter sido omissa, na última terça-feira, 16, a Petrobras ressaltou que os relatos foram genéricos e que apenas neste ano Venina citou irregularidades.

Graça Foster já desmentiu algumas vezes que tenha recebido alertas de desvios na estatal. Ainda de acordo com a presidente da Petrobras, as acusações se devem ao fato de Venina ter sido responsabilizada por irregularidades.

A ex-gerente Venina Velosa da Fonseca foi subordinada do ex-diretor de Abastecimento Paulo Roberto Costa, atual delator da operação Lava Jato.

O advogado da ex-gerente informou que, em depoimento ao Ministério Público na última sexta-feira, 19, Venina apresentou documentos que confirmariam que a presidência e a diretoria da Petrobras sabiam de irregularidades na estatal.

Fontes:
Folha de S.Paulo - 'Avisei Graça Foster pessoalmente', afirma ex-gerente da Petrobras

11 Opiniões

  1. olbe disse:

    AS pessoas da Petrobras que sabem não querem falar pq acreditam que eles vão fazer de tudo para que Venina seja desacreditada. SE DESTA VEZ NÀO HOUVER UM BASTA NA CORRUPÇÀO…O BRASIL REALMENTE NÀO TEM MAIS JEITO…INFELIZMENTE. ESTA É A HORA, OS BRASILEIROS PRECISAM SE POSICIONAR E APOIAR ESTA VALENTE MULHER QUE ESTÁ SOZINHA CONTRA UMA GANG..

  2. Áureo Ramos de Souza disse:

    Eu acredito em Venina e os outros funcionários que ela pediu que tivessem coragem e denunciasse seria uma força para ela, a prova é tanto que já chegaram a colocar revolver em sua cabeça e seu marido está sendo ameaçado. Se Dilma despedir Graça Foster não tem graça pois ela poderá contar a verdade, então deixa Graça lá embrulhada com as corrupções pois se abrir a boca a coisa será feia. Eita Brasilsinho nojento.

  3. José Carlos disse:

    Tudo bem, eu aceito o argumento. “Mas, ética marxista” foi o cumulo da apelação.Menos,menos.

  4. ney disse:

    Sem falar o romo na previdência privada dos correios, e ninguém divulga para onde esse dinheiro esta indo.

  5. helo disse:

    Graça ficou incomodada com a denúncia e vendo no esquema alguns petistas e membros da base aliada logo enviou a jovem para Cingapura. Isto é, foi cautelosa e eficiente. Pena que na direção contrária à salvação da Petrobrás. Será que ela foi influenciada pelos conselhos da amiga Dilma, a do Conselho da Petrobrás? Claro que tudo isso não ocorreu, Venina falou, outros muitos falaram, mas surdas e desatentas tanto Graça quanto Dilma nada souberam. Assim sendo o substituto de Graça deve ser qualquer um que não sofra de cegueira, surdez, preguiça e pena de corruptores. De preferência bom de contas, com capacidade de ler todo um relatório e com gosto pela transparência.

  6. Paulo Fernando disse:

    Diante de tanto acontecimentos ruins da Petrobras esse é mais um, portanto, não fará diferença se é aquela ou outra pessoa que discorrer sobre as transações erradas no Patrimônio da Petrobras. O que não pode ocorrer é obstar pessoas que tenham a real informação que restar demonstradas as verdadeiras provas dos fatos.

  7. Henrique de Almeida Lara disse:

    Sinto que essa senhora está em perigo. Informações sem documentos escritos ou gravados não têm valor porque fica a palavra de um contra a palavra de outro. Graça Foster e Petrobras negam. Ela terá que se munir de documentos escritos e/ou gravados para apresentar à justiça. Pois, nesse ponto sempre ganhou o que é mais forte. Além disso, esse grupo que tomou conta do Governo do Brasil jamais revelou hombridade quando se trata de caso em que a verdade pode lhe prejudicar. Escorrega, foge da verdade, torce a verdade, desqualifica a verdade. É a ética marxista: Só é certo aquilo que lhe interessa. Essa senhora, no momento, é a parte mais fraca e, infelizmente, não me lembro de ver a justiça, no Brasil, punir a parte mais forte em favor da parte mais fraca. Portanto, embora tenha se demonstrado corajosa, ela está em perigo. Temo que as forças do PT e aliados a esmagarão impiedosamente, e as coisas continuarão do mesmo jeito que estão. Dilma nega que haja surto de corrupção no Brasil. O que será que ela tem na cabeça?

  8. Vitafer disse:

    Continuo achando que a Petrobrás vai ficar muito sem Graça…

  9. olbe disse:

    Depois deste depoimento , que a gente sente que foi honesto, esta pobre mulher está sofrendo e sendo injustiçada. Se seus colegas tivessem a coragem dela e também gritassem, seria tudo mais fácil Acontece que eles não acreditam na justiça e tem medo de ficarem na mesma situação dela, desacreditada, sofrendo e não tendo mais paz. muito triste e ontem o brasil inteiro viu como todos mentem e só que está dizendo a verdade é quem está sofrendo. esta é a grande oportunidade do brasil ser passado a limpo e as pessoas começarem a dizer NÃO para corrupção…

  10. Ludwig Von Drake disse:

    Ela não está movida por sentimento cívico, é vingança. Os princípios constitucionais da presunção da inocência e do ônus da prova caber a quem alega, impede que muitos subalternos denunciem irregularidades de que tem conhecimento, por não terem capacidade de juntar os meios de prova e temerem represálias. Só denunciam quando tem seus interesses contrariados, na clássica expressão, “jogar no ventilador”.

  11. helo disse:

    Os relatos são genéricos para que Graça de desse ao trabalho de se informar mais. Dilma também aprovou o péssimo negócio de Pasadena, mesmo alertada por outros, porque não se deu ao trabalho de ler o relatório, só leu o resumo. Pessoas assim tão desatentas não servem para tomar decisões.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *