Início » Brasil » Ex-presidente Michel Temer é preso
LAVA JATO

Ex-presidente Michel Temer é preso

Ex-ministro Moreira Franco também foi detido

Ex-presidente Michel Temer é preso
Mandados foram expedidos pela Justiça do Rio de Janeiro (Foto: Alan Santos PR)

O ex-presidente Michel Temer foi preso preventivamente pela Força-Tarefa da Lava Jato, em São Paulo, nesta quinta-feira, 21. O ex-ministro Moreira Franco, de Minas e Energia, também foi detido. Os mandados foram expedidos pelo juiz Marcelo Bretas, da 7ª Vara Federal Criminal do Rio.

Ao todo, são oito mandados de prisão preventiva e dois de prisão temporária. Além de Temer e Moreira Franco, segundo a GloboNews, já foram presos também Maria Rita Fratezi, Carlos Alberto Costa,
Carlos Alberto Costa Filho, Carlos Jorge Zimmermann, Rodrigo Castro Alves Neves e João Baptista Lima Filho, mais conhecido como Coronel Lima.

Ainda são alvos dos mandados de prisão preventiva: Vanderlei de Natale; e Carlos Alberto Montenegro Gallo.

Temer responde a, pelo menos, dez inquéritos na Justiça. A Polícia Federal (PF) tentava descobrir a localização do ex-chefe de Estado desde a última quarta-feira, 20. Devido à dificuldade em localizá-lo, a operação da PF atrasou.

“O MDB lamenta a postura açodada da Justiça à revelia do andamento de um inquérito em que foi demonstrado que não há irregularidade por parte do ex-presidente da República, Michel Temer e do ex-ministro Moreira Franco. O MDB espera que a Justiça restabeleça as liberdades individuais, a presunção de inocência, o direito ao contraditório e o direito de defesa”, lamentou o MDB, partido ao qual o ex-presidente Temer pertence, através de uma nota.

A prisão está relacionada com as informações reveladas pelo delator José Antunes Sobrinho, proprietário da Engevix. Segundo Sobrinho, a pedido do coronel João Baptista Lima Filho, que é amigo de Temer e do ex-ministro Moreira Franco, foram pagos R$ 1 milhão em propina, com o conhecimento de Temer. O esquema permitiu o fechamento de um projeto da Engevix na usina Angra 3, no Rio de Janeiro.

O ex-presidente será encaminhado para o Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, para ser levado ao Rio de Janeiro, onde foram expedidos os mandados. Alguns dos inquéritos aos quais Temer responde foram abertos enquanto o ex-presidente desempenhava a função de chefe do Executivo. Quando deixou o cargo, os inquéritos foram encaminhados para à primeira instância.

Fontes:
G1-Michel Temer é preso pela Lava Jato; PF faz buscas por Moreira Franco

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

4 Opiniões

  1. Leonora Hermes Luz disse:

    Vai dar pizza, mas que é uma delícia, é.

  2. Raimundo S. Soares disse:

    Precisamos cobrar dos nossos ministros da justiça que levem a cabo seu dever diante da Nação e condenar de fato os envolvidos em atos de corrupção. Já passou da hora de acabar com esse chavão de que vai acabar em pizza, cobrando de fato nossos governantes e de qualquer esfera.

  3. Moura disse:

    Vai ser solto rapidinho pela pouco confiável Justiça maior, que não pune crime do colarinho branco…

  4. Fábio R Gugik disse:

    A bola da vez, agora é a DILMANDONA !
    O Lulalá está…
    O Temer não há o que temer…(já foi para o xadrez, junto com o beto richa do governo do PR,
    agora é a DILMA.
    Se não der pizza, na jogada!
    E o Gilmar Mendes liberar, kkk !
    IOsso é justiça, é o BRASIL !
    PAÍS DAS FESTAS, do carnaval e do futebol.
    Assim como a velha política de ROMA:
    Pão e circo !
    VIVA O BRASIL !

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *