Início » Brasil » Há mais eleitores do que habitantes em 308 cidades
ELEIÇÕES 2018

Há mais eleitores do que habitantes em 308 cidades

Os dados, porém, não consolidam uma possível fraude, já que em muitos casos eleitores que moram em uma cidade acabam votando em outra

Há mais eleitores do que habitantes em 308 cidades
Os números de habitantes podem estar subestimados, segundo a CNM (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Em 308 municípios brasileiros o número de eleitores é maior do que o número de habitantes. A informação foi divulgada pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM), com base na estimativa populacional do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Metade dos municípios onde foram registrados um número maior de eleitores está nos estados do Rio Grande Sul, Goiás e Minas Gerais, todos sendo municípios de pequeno porte. Os dados, porém, não consolidam uma possível fraude, conforme explicou o presidente da CNM, Glademir Aroldi.

“Morar numa cidade e votar na outra é possível, não é fraude. Não tem má-fé aí. São várias situações. São todos municípios de pequeno porte. […] Há muitas cidades litorâneas onde a pessoa acaba adquirindo imóvel, mas reside e trabalha em outra, e com o tempo transferiu o título para lá também”, afirmou à Agência Brasil.

Outro fato que pode contribuir para a discrepância dos dados é que os números de habitantes do IBGE podem estar subestimados, o que tem sido uma reclamação de prefeitos de diferentes cidades. O último Censo do IBGE foi feito em 2010 e o próximo só será feito em 2020.

O município com o menor número de habitantes no Brasil também é o que tem o menor número de eleitores. Em Serra da Saudade (MG), são 941 eleitores e 786 habitantes. Já a cidade com a maior diferença é Canaã dos Carajás (PA), que tem 3.805 eleitores a mais do que habitantes.

O município paraense ainda é acompanhado por outras cidades, como Severino Melo (RN), Cumaru (PE) e Maetinga (BA), que tem mais de 3,2 mil eleitores a mais do que habitantes.

Na outra ponta da tabela, o município de Balbinos (SP) é o que tem o menor número de eleitores entre os habitantes, com 1.488 votantes e 5.532 moradores. Nas cidades de Água Azul do Norte, São Félix do Xingu e Ulianópolis, todas no interior do Pará, também foi notado que a proporção de eleitores em relação aos habitantes ficou abaixo dos 30%.

Por outro lado, as capitais dos estados contam com a maior quantidade de eleitores do Brasil. São Paulo, por exemplo, tem 9 milhões de cidadãos votantes, o equivalente a 6% dos eleitores do país. Rio de Janeiro aparece logo em seguida, com 4,8 milhões de votantes (3,3%), e é seguido por Brasília, com 2 milhões de eleitores (1,42%).

Para as eleições de 2018, estão aptos a votar cerca de 147 milhões de eleitores, um total equivalente a aproximadamente 70% da população brasileira, que já está em 208,5 milhões de pessoas.

 

Leia também: O perfil do eleitor brasileiro
Leia também: 14 mitos sobre as eleições

Fontes:
Agência Brasil-Em 308 cidades brasileiras, há mais eleitores do que habitantes

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *