Início » Brasil » Expectativa de vida do brasileiro sobe para 74,9 anos
longevidade

Expectativa de vida do brasileiro sobe para 74,9 anos

O aumento entre 2012 e 2013 não foi tão significativo, apenas três meses, mas a tendência de crescimento da taxa se mantém por anos consecutivos

Expectativa de vida do brasileiro sobe para 74,9 anos
Quanto maior for a expectativa de vida menor ficará a aposentadoria a ser paga (Reprodução / Estadão)

Em 12 anos, a expectativa de vida do brasileiro deu um salto. Segundo dados do IBGE, em 2002 a expectativa para ambos os sexos era de 71 anos e em 2013 passou para 74,9.

O aumento não foi tão significativo, apenas três meses, mas a tendência de crescimento da taxa se mantém por anos consecutivos. Em 2011, por exemplo, era de 74,1. Em 2012, ficou em 74,6,  e no ano passado chegou aos 74,9.

As informações divulgadas são utilizadas pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para calcular a previdência pública. Quanto maior for a expectativa de vida, menor ficará a aposentadoria a ser paga.

O Diário Oficial publicou a Tábua Completa de Mortalidade mostra a expectativa de vida para brasileiros de todas as idades até 80 anos. Para quem acabou de nascer, a expectativa é de 74,9 anos. Para quem já completou 10 anos, o número de anos que se esperar viver sobe para 76,3, expectativa próxima de um jovem de 18 anos, que poderá chegar a viver até os 76,6 anos.

Fontes:
Estadão- Expectativa de vida do brasileiro aumenta, segundo iBGE

1 Opinião

  1. Rene Luiz Hirschmann disse:

    Eu gostaria de conhecer a metodologia do calculo dessa média, tenho acompanhado os óbitos de idosos e verifico que a média esta em 70 anos, levando em conta que grande parte dos idosos com essa idade estão sofrendo de males crônicos e sobrevivem a base de remédios.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *