Início » Brasil » Fachin nega mais um pedido de liberdade de Lula
SUSPEIÇÃO DE PROCURADORES

Fachin nega mais um pedido de liberdade de Lula

Pedido, protocolado no dia 12 de agosto, foi feito com base na suspeição de procuradores da Operação Lava Jato

Fachin nega mais um pedido de liberdade de Lula
O ex-presidente Lula está preso desde abril do ano passado (Fonte: Heinrich Aikawa/Instituto Lula)

O ministro Luiz Edson Fachin, que é relator da Operação Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF), negou nesta quinta-feira, 29, mais um pedido de liberdade feito pela defesa do ex-presidente Lula.

O pedido, protocolado no dia 12 de agosto, foi feito com base na suspeição de procuradores da Lava Jato. A defesa de Lula argumentou que as mensagens vazadas pelo site “The Intercept Brasil” confirmam que os procuradores da Lava Jato atuaram ilegalmente para acusar o ex-presidente.

O ministro Fachin destacou que, em junho, a soltura de Lula foi rejeitada pela Segunda Turma do STF. “Sendo assim, prima facie, sem prejuízo de ulterior reapreciação da matéria no julgamento final do presente habeas corpus, indefiro a liminar. Por tais razões, deixo de acolher o pedido de produção de provas”, decidiu o relator da Lava Jato no Supremo. Ainda de acordo com Fachin, a questão será decidida definitivamente, no mérito.

A defesa do ex-presidente Lula também solicitou acesso a mensagens vazadas pelo site “The Intercept Brasil”. O pedido foi negado pelo ministro Edson Fachim, que argumentou que esse tipo de pedido não cabe em habeas corpus.

“A jurisprudência desta Suprema Corte é firme no sentido de que o habeas corpus não comporta produção probatória, incumbindo ao impetrante a instrução da petição inicial já com os documentos que, na visão da defesa, evidenciariam a liquidez da pretensão veiculada. Por tais razões, deixo de acolher o pedido de produção de provas”, ressaltou Fachin.

Lula está preso desde abril do ano passado. O ex-presidente cumpre pena de oito anos, 10 meses e 20 dias por condenação em segunda instância no caso do tríplex do Guarujá (SP).

Fontes:
EBC - Fachin nega mais um habeas corpus para libertar Lula

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

1 Opinião

  1. Jo disse:

    Isso é um crime do STF – Por isso filho de BOLSONARO fez aquele vídeo afirmando que EXTINGUIR O SUPREMO não é nada dificil e nem impossivel – Diante essa atitude do Fachin senti que o LULA JAMAIS SERÁ SOLTO E NEM INOCENTADO – PORQUE SUPREMO NÃO FAZ JUSTIÇA ELE SATISFAX O DESEJO DA MÍDIA QUE ODEIA O PT E O LULA

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *