Início » Brasil » Fachin rejeita pedido de suspeição de Janot feito por Temer
INVESTIGAÇÕES

Fachin rejeita pedido de suspeição de Janot feito por Temer

Ministro do Supremo entendeu que não há indicação de parcialidade

Fachin rejeita pedido de suspeição de Janot feito por Temer
Defesa de Temer diz que atuação de Janot é motivada, ao que 'tudo indica', por questão 'pessoal' (Fonte: Reprodução/Montagem/Agência Brasil)

O ministro do STF Luiz Edson Fachin negou nesta quarta-feira, 30, o pedido de suspeição do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, feito pela defesa do presidente Michel Temer.

De acordo com o advogado de Temer, Antonio Cláudio Mariz de Oliveira, é “público e notório” que Janot “vem extrapolando em muito os seus limites constitucionais”, e ainda que a atuação do PGR é motivada, ao que “tudo indica”, por questão “pessoal”.

Mariz ressaltou também que Rodrigo Janot tem uma “ideia fixa” de acusar Temer, se deixou “tomar por uma questão única, obstinada” e, “teimosamente”, tenta destruir o presidente da República.

Ao analisar o pedida da defesa de Temer, Fachin entendeu, no entanto, que não há indicação de parcialidade. “As alegações exteriorizadas pela defesa não permitem a conclusão da existência de relação de inimizade capital entre o presidente da República e o procurador-geral da República, tampouco que o chefe do Ministério Público da União tenha aconselhado qualquer das partes”, escreveu o ministro do Supremo.

Michel Temer passou a ser investigado a partir das delações de executivos da JBS. O PGR denunciou formalmente o presidente ao STF pelo crime de corrupção passiva em junho. A denúncia foi rejeitada pela Câmara dos Deputados. Desta forma, o caso será analisado apenas após o término do mandato do atual presidente.

Também com base das delações da JBS, Rodrigo Janot já prepara uma outra denúncia contra Michel Temer. Desta vez, por supostamente integrar uma organização criminosa e obstruir a Justiça.

O presidente Michel Temer disse nesta quinta-feira, 31, que recebeu “com naturalidade” a rejeição do pedido de suspeição do PGR feito por sua defesa.

Fontes:
G1 - Fachin nega pedido de Temer para afastar Rodrigo Janot de investigações

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

1 Opinião

  1. Rogerio Faria disse:

    Janot deve estar muito TEMERoso…

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *