Início » Brasil » FBI na FIFA tem script de filme americano
Coluna Esplanada

FBI na FIFA tem script de filme americano

Com as informações de J. Hawilla, a promotoria e o FBI cercaram os dirigentes ontem em Zurique

FBI na FIFA tem script de filme americano
A prisão de José Maria Marin (foto) é estratégia para chegar a Ricardo Teixeira (Foto: Wikimedia)

No olho do furacão da operação do FBI no coração da FIFA está o brasileiro J. Hawilla, dono da Traffic, empresa multinacional com direitos de transmissão de campeonatos e passes de jogadores, principal pagadora de propinas aos cartolas. Na sede da CBF no Rio a tese é a La cinema americano: Hawilla foi pego pelo FBI sigilosamente em Miami ano passado, e a ele foi oferecido benefício de redução de pena por delação. Com as informações de J. Hawilla, a promotoria e o FBI cercaram os dirigentes ontem em Zurique. A prisão de José Maria Marin é estratégia para chegar a Ricardo Teixeira.

Sois rei

Hawilla ganha tanto dinheiro que em 2010 comprou o time Estoril, de Portugal, que subiu para a 1ª divisão. Para quem começou como assessor de Pelé, o súdito virou rei.

Marca do pênalti

O deputado federal Alceu Moreira (PMDB-RS) é autor de projeto que tipifica crime de gestão fraudulenta no futebol. Está pronto para votação na Câmara, com aval da CCJ.

Da arquibancada

‘A irresponsabilidade de dirigentes corruptos pode deixar órfãs multidões de torcedores. Nada é mais público no Brasil do que o futebol, a paixão nacional’, explica Moreira.

Ah, presidente..

Presidente em exercício, Michel Temer extinguiu pelo Decreto 8.457, na última terça, o Consulado Geral do Brasil em Beirute, no Líbano. É contenção de custos, a crise está brava no Itamaraty. Mas Logo Temer, descendente de libaneses, e que quando presidente da Câmara dos Deputados organizou visita parlamentar ao país.

Tempos de punição

Dias de terror para políticos. A PF fez buscas na casa do deputado João Henrique (DEM), da Paraíba, alvo de comércio ilegal de turmalinas. Os vereadores Odilon e José Arenes, de Paraupebas (PA), foram presos por fraudes em licitação de terrenos públicos. Uma turma ligada a Roseana Sarney foi para o xadrez em São Luís.

Animal na urna

O ex-jogador e agora comentarista de TV Edmundo ‘Animal’, ex-Vasco e Seleção, vai se candidatar a vereador pelo PDT no Rio de Janeiro. Edmundo foi condenado a quatro anos em semiaberto pela morte de três pessoas em acidente de trânsito na Lagoa, em 1995. Chegou a ser preso, mas tem bons advogados e o Código Penal como cúmplice.

Tudo pelo caça

O que o Governo não faz pelas boas relações comerciais (a compra do caça Gripen da SAAB)? Criou (enfim) os cargos de adidos na Embaixada da Suécia.

Dia do Fico

O PDT comemorou na terça em Brasília 35 anos de fundação. O presidente Carlos Lupi reuniu a bancada federal para almoço e rebateu boatos de que a legenda vai deixar a base do Governo. ‘Nossa intenção é continuar’, afirmou.

Brizola na telinha

Hoje, o PDT exibirá em seu programa partidário no rádio e na televisão cenas da fundação do partido e do primeiro encontro, em 17 de junho de 1979. Foi o dia em que os fundadores assinaram, com Leonel Brizola, a Carta de Lisboa.

$ilêncio na Fazenda

A Procuradoria da Fazenda ocupou o prédio da nova sede após o Carnaval deste ano, e o contrato foi fechado ano passado, quando não se falava em cortes. É torre alugada da CNC por R$ 1,4 milhão/mês. Mas há dois anos se fala em crise no Tesouro e no caixa.

Frente de Secretários

O deputado Gilberto Nascimento (PSC-SP), que lançou a Frente Parlamentar da Gestão Pública, virou espécie de padrinho da turma: foi a estrela do encontro de secretários de administração dos Estados, realizado em Brasília simultâneo à Marcha dos Prefeitos.

Cerco policial

Começou o acerto de contas da Justiça com o Governo Roseana Sarney no Maranhão. Operação da Polícia Civil mandou para a cadeia seis gestores da Universidade Virtual, programa da Secretaria de Tecnologia, por desvios de R$ 34 milhões em contratos.

Comadres

A gestora da Univima era Olga Simão, amiga próxima de Roseana. Nas buscas foram apreendidas muitas jóias, carros e relógios em casas de alto padrão na capital.

Levy na Firjan

O ex-ministro das Cidades e diretor da Firjan Marcio Fortes organiza com esmero, há um mês, a palestra do ministro da Fazenda Joaquim Levy na sexta no Rio.

Correção

É a ANVISA, e não ANS (que fiscaliza planos de saúde) a agência que negocia com multinacional e o Butantan uma vacina inovadora para combater a dengue.

Ponto Final

FBI 1 x 0 FIFA. Primeiro tempo.

 

Com Equipe DF, SP e Nordeste

1 Opinião

  1. Rogerio Faria disse:

    Quero ver o Marin com uniforme “laranja mecânica” completo do time da penitenciária federal dos EUA.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *