Início » Brasil » Festival do Rio traz produções de mais de 60 países
festival do rio

Festival do Rio traz produções de mais de 60 países

Entre os grandes nomes nacionais serão apresentadas sessões com filmes de Eduardo Coutinho, Pedro Amorin, Oduvaldo Vianna e o elogiado Wagner Moura, em um produção norte-americana

Festival do Rio traz produções de mais de 60 países
Um dos filmes exibidos é o campeão de bilheteria Elysium, que conta com o ator brasileiro Wagner Moura (Reprodução/internet)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

O Festival Internacional de Cinema do Rio começa nesta quinta-feira, 24, trazendo muitos  nomes do cinema independente e diretores e atores consagrados. O festival foi dividido em diversas mostras, como “Foco Alemanha”, “Première Latina”, “Expectativa 2013”, e mais outras 21 categorias. São mais de 350 produções, de 60 países, que devem agradar todo tipo de público.

Entre os internacionais, há produções de  Woody Allen, Gus Van Saint e até clássicos restaurados de Hitchcock. Entre os grandes nomes nacionais serão apresentadas sessões com filmes de Eduardo Coutinho, Pedro Amorin,  Oduvaldo Vianna e o elogiado Wagner Moura, em um produção norte-americana.

Abertura de gala

A festa de abertura acontece no Cinema Odeon, em uma noite de gala com a exibição do documentário “Amazônia Planeta Verde”, uma coprodução entre Brasil e França, dirigida por Thierry Ragobert. Completamente rodado em 3D, o filme mostra a Amazônia através do olhar de um macaco prego, sobrevivente de um desastre de avião.

Confira a programação do Festival

Entre as produções nacionais, dois clássicos poderão ser conferidos. “Bonequinha de Seda”, de Oduvaldo Viana é uma comédia musical de 1936 que conta as aventuras da filha de um alfaiate suburbano buscando livrar a família de dívidas com aluguéis atrasados.  O outro é um documentário do consagrado Eduardo Coutinho, “As Canções”, de 2011. Nele, o foco é a musicalidade brasileira, contada através de 18 personagens.

Um dos filmes que serão exibidos e que já está nos cinemas é o norte-americano “Elysium”, com a participação do ator brasileiro Wagner Moura. O longa liderou a bilheteria no seu final de semana de estreia e garantiu ao ator status de celebridade nos EUA. Sua atuação foi bastante elogiada na ficção científica que se passa em 2154, quando existe uma extrema desigualdade social e os ricos vivem em uma luxuosa estação espacial, enquanto o resto da humanidade vive na terra devastada.

Fora do eixo

Woody Allen e Gus Van Saint são dois diretores aclamados. Apesar do sucesso estrondoso, ambos conseguem se manter fora do eixo hollywoodiano. No Festival do Rio, Allen é representado por mais uma de suas protagonistas femininas que sabem combinar comédia e drama. Cate Blanchet faz sua primeira parceria com o diretor, no que tem sido considerado seu melhor trabalho nos últimos anos, intitulado “Blue Jasmine”.

Já Gus Van Saint retoma a premiada parceria com Matt Damon (Gênio Indomável), que também está no elenco de “Elysium”. No filme exibido no festival, “Terra Prometida”, Damon é um empregado de uma empresa de extração de gás que precisa convencer uma cidade que as atividades de seu emprego não são danosas ao meio ambiente.

Entre os filmes independentes, vários são de cinema experimental que estão na categoria “Expectativa 2013-Vanguarda”. Esses filmes apresentam forte diálogo com as artes plásticas e experiências poéticas e radicais que multiplicam as possibilidades do cinema. Destaque para o documentário “Mapa”,  do diretor León Siminiani, que fez uma versão autobiográfica do popular “Comer Rezar Amar”. No documentário, que promete ironia e sensibilidade, Léon vai à Índia após o término de um relacionamento e registra suas experiências.

Fontes:
Festival Internacional de Cinema do Rio

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *