Início » Brasil » FHC é apoiado por colegas de partido em suas críticas a diálogo com Lula
PT - PSDB

FHC é apoiado por colegas de partido em suas críticas a diálogo com Lula

‘Para dialogar, não adianta se vestir em pele de cordeiro’, escreve o ex-presidente FHC em artigo

FHC é apoiado por colegas de partido em suas críticas a diálogo com Lula
Segundo FHC, 'a hora para agir já não é mais, de imediato, do Congresso e dos partidos, mas, sim, da Justiça' (Foto: Flickr)

Líderes do PSDB se pronunciaram, neste domingo, em favor do artigo escrito por Fernando Henrique Cardoso sobre a suposta tentativa de diálogo de Lula. No artigo publicado pelo Estadão, FHC disse que “para dialogar, não adianta se vestir em pele de cordeiro”. “Fica a impressão de que o lobo quer apenas salvar a própria pele.”

De acordo com a Folha, Lula teria autorizado emissários a propor uma conversa entre ele e Fernando Henrique sobre a atual crise política, seu objetivo sendo conter os pedidos pelo impeachment da presidente Dilma Rousseff.

Em seu artigo, FHC repetiu que uma conversa só seria possível caso seja sobre uma “agenda de interesse nacional e pública”. Para o tucano, “a hora para agir já não é mais, de imediato, do Congresso e dos partidos, mas, sim, da Justiça”. “Decidam a Justiça, o TCU e o Congresso o que decidirem, continuaremos a ter uma Constituição democrática a nos reger.”

Outros líderes tucanos se pronunciaram, concordando com o julgamento de FHC. “O PT fez tudo o que quis, levaram as coisas da forma como levaram e não se dispuseram a fazer qualquer tipo de diálogo enquanto estavam em posição forte. Agora que a situação deles é difícil, eles procuram um diálogo que no fundo é apenas uma tentativa de salvação. Não contem conosco para isso”, disse o vice-presidente do PSDB e ex-governador de São Paulo, Alberto Goldman.

O senador Álvaro Dias (PSDB-PR) disse que uma conversa entre os dois ex-presidentes seria “uma afronta à população, que agora majoritariamente deseja o impeachment da presidente”. Para ele, a proposta de diálogo teria o objetivo de levar a crise para a oposição. “É uma tentativa de buscar uma tábua de salvação diante de uma situação irreversível em termos de credibilidade popular. Querem nos colocar no mesmo patamar de impopularidade.”

“Não tenho nenhuma consideração por ódio na política, também não pelo ódio dentro do meu partido, ódio que se volta agora contra o PT”, disse FHC, creditando a Lula a responsabilidade pelo caso em entrevista à revista alemã de economia Capital.

Procurada, a assessoria do Instituto Lula disse que o ex-presidente não comentaria o artigo.

Fontes:
Estadão - Tucanos endossam críticas de FHC a diálogo com Lula

2 Opiniões

  1. ney disse:

    FHC, não fez um bom governo, endividou o país com o FMI, vendeu as melhores estatais, não deu importância as universidades publicas do Brasil, tem muito a dizer do banco marka, se aliou com o PFL, multiplicou a pobreza no país, privatizou os bancos estaduais e sua gestão foi motivo da publicação de um determinado livro chamado: Priva taria tucana.
    Então ele não pode criticar o PT.

  2. Renato de la Rocha disse:

    Quem é o PRÍNCIPE DA PRIVATARIA e o pai da PRIVATARIA para opinar sobre o governo? Este infame só está “solto” graças a leniência do Ministério Público e da “omissão” da Justiça tucana, os quais engavetaram tudo contra o PSDB.
    Ele deveria falar sobre a LISTA DE FURNAS, sobre o MENSALÃO TUCANO, PROPINODUTO DO METRO DE SÃO PAULO, OPERAÇÃO ZELOTES QUE DESVIOU BILHÕES DE IMPOSTOS, CONTAS FANTASMAS NA SUÍÇA, sobre o “caso” do BANESTADO…

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *