Início » Brasil » FHC & Temer
COLUNA ESPLANADA

FHC & Temer

Visita de FHC a Michel Temer, em Brasília, não foi apenas um reencontro de amigos

FHC & Temer
O PMDB precisa hoje do PSDB na base para aprovar projetos importantes (Fonte: Reprodução/Montagem/PR/AFP)

A visita do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso ao presidente Michel Temer, em Brasília, a convite do chefe da nação, não foi apenas um reencontro de amigos e para Temer ouvir dicas de quem passou no cargo. A interlocução com o PSDB no Congresso voltou ao zero, e nem Temer tampouco os ministros conseguiram a reaproximação com Aécio Neves, que desconfia de que o PMDB não vai cumprir acordo para 2018. O PMDB precisa hoje do PSDB na base para aprovar projetos importantes.

Por cima

Ao nivelar a interlocução ‘por cima’, Temer pode ter piorado a situação. Mas ao lado dele estão os ministros tucanos Bruno Araújo (Cidades) e José Serra (Itamaraty).

O trato

O acordo informal do PMDB com PSDB é Temer apoiar o senador tucano na candidatura à Presidência em 2018 e indicar um vice. Se Aécio se confirmar candidato.

Pedras para Aécio

Para piorar o cenário na desconfiança do mineiro, há dois entraves no caminho. José Serra continua no páreo (mas pode ir para o PMDB e se lançar). E Alckmin já foi anunciado como pré-candidato no PSDB — o governador de São Paulo, porém, pode ir para o PSB, porque Aécio hoje controla a maior parte dos delegados da legenda.

Amigos…

A notícia de que José Eduardo Cardozo pode advogar para o prefeito eleito João Dória (PSDB) só pegou de surpresa quem não os conhece. São amigos de longa data, e se falam quase semanalmente ao telefone.

…Há décadas

Cardozo sempre foi uma das estrelas do LIDE, o network empresarial anual lançado por Dória há mais de dez anos.

O de sempre

O deputado Heráclito Fortes (PSB-PI) foi sincero na última sessão do Congresso Nacional que caiu por falta de quórum: “Estão todos esperando os cargos que prometeram; por isso não compareceram ao plenário”.

Parceiros

Caiu nas graças do Movimento Brasil Livre (MBL) o relator da PEC do Teto de Gastos Públicos, Darcísio Perondi (PMDB-RS). Logo após a votação que selou a aprovação da matéria, o gaúcho foi em direção aos integrantes do movimento pró-impeachment e afirmou: “Muito obrigado a vocês que foram às ruas e mobilizaram o País.”

Vira-casaca

Enquanto o deputado Silvio Costa (PT-do-B) abria o voto a favor da PEC do Teto de Gastos Públicos, um parlamentar petista do Acre passava pelo Salão Verde resmungando: “É um vira casaca-mesmo. Que absurdo.”

Ele de novo

Sob resquícios das denúncias do ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado, que o derrubou da chefia do Ministério do Planejamento, o senador Romero Jucá (PMDB-RR) é um dos nomes mais citados no Planalto para relatar a PEC do Teto de Gastos Públicos.

Bem resolvidos

Foi Elio Gaspari quem lembrou em sua coluna. Em outras palavras, é fácil falar em reforma da Previdência para Michel Temer, Geddel Lima e Eliseu Padilha. O trio que comanda a proposta se aposentou em suas categorias na faixa dos 50 anos.

Você já sabia

Bolívia, Brasil e Venezuela estão entre os países mais corruptos do mundo, mostra estudo do Fórum Econômico Mundial.

Ponto Final

Papais tranquem a porta do quarto à noite. Suzane von Richtofen está nas ruas.

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

3 Opiniões

  1. Leonardo disse:

    Serra vai mudar de patido para candidatar em 2018 Alkimin também vai mudar de partido para poder candidatar em 2018 Neves vai candidatar em 2018

  2. Inácio Antônio Soares Neto disse:

    Fernando Henrique Cardoso tornou alvo da Policia Federal com as maracutaia girada por ele desde o momento que aparece com um super ap. em Nova Iorque sem explicação ao povo Brasileiro tornou um Homem morto no PSDB coisa que complicou moralmente.O PSDB por ser um partido do bem teria que abrir mão e descartar desta Pessoa que querem aparecer cheio de rabo sujo.

  3. Paulo disse:

    Encontro de CANALHAS!

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *