Início » Brasil » Fifa inclui ‘pagode’ e ‘Natal 2014’ em sua lista de marcas protegidas
Polêmica

Fifa inclui ‘pagode’ e ‘Natal 2014’ em sua lista de marcas protegidas

Para combater a pirataria de produtos licenciados, Fifa inclui mais 400 pedidos de registro de marcas protegidas, entre elas 'pagode' e 'Natal 2014'

Fifa inclui ‘pagode’ e ‘Natal 2014’ em sua lista de marcas protegidas
Fifa diz que visa impedir que marcas exclusivas do evento sejam alvo de pirataria (Reprodução/Internet)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

Um das condições para que um país seja sede de uma Copa do Mundo é o estabelecimento de uma “Lei da Copa”, que impõe um regime temporário sobre aspectos que vão desde o consumo de bebidas alcoólicas em estádios até o direito sobre propriedade intelectual.

No caso do Brasil, a Lei Geral da Copa vêm causando polêmica. Um dos principais motivos é o excesso de marcas registradas pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi) como propriedade da Fifa até o final deste ano.

A Fifa, que já tem 1.116 marcas registradas no Brasil, incluiu mais 400 pedidos de registro após a Lei Geral da Copa entrar em vigor. A ideia da Fifa é impedir que marcas exclusivas do evento sejam alvo de pirataria, como a própria organização explica em seu site.

Além dos símbolos e logotipos do mundial, alguns itens polêmicos foram incluídos na lista da Fifa. Entre eles estão a fonte “Pagode”, utilizada nos logotipos do evento e o uso do nome das cidades sede acompanhados do ano “2014”. Este último, por exemplo, proíbe o uso em qualquer anúncio ou campanha publicitária das palavras “Natal 2014” até 31 de dezembro deste ano.

Apesar disso, é improvável que a Fifa entre com uma ação em caso de uso das palavras “pagode” em referência ao gênero musical e “Natal 2014″ durante as festas natalinas. Segundo o Inpi e a organização, o objetivo é impedir que terceiros usem marcas do evento num contexto comercial, aproveitando-se do Mundial para agregar valor a seus produtos, serviços ou eventos.

“O registro da Fifa nesse caso é delimitado por um escopo bem específico e não incorpora o uso em produtos ou serviços. Se alguém entrar com um pedido de registro da marca ‘pagode’ para algum outro produto ou serviço, acredito que dificilmente a Fifa irá notificar”, disse diretor de Marcas do Inpi , Vinícius Bogéa Câmara.

Fontes:
Diário do Grande ABC-Fifa cuida do ‘pagode’ ao ‘Natal 2014’

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

3 Opiniões

  1. Roberto1776 disse:

    E pensar que toda essa palhaçada da fifa é devido a VISÃO de um mentecapto apedeuta.
    Está mais do que na hora do Brasil promover uma outra liga mundial de futebol.
    Poderia ser International Soccer Association – THE ISA CUP.
    Que tal?

  2. Amilcar Cabral disse:

    Hum! e porque não incluiu o nome “Brasil” também?
    Interessante a ideia de uma outra federação mundial. A Fifa é uma máfia.

  3. Aline disse:

    Feliz Natal 2014!

    e boas festas, cartazistas.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *