Início » Brasil » Filhos de Lula ganharam passaporte diplomático
Tratamento diferenciado

Filhos de Lula ganharam passaporte diplomático

Documento confere tratamento diferenciado a seus portadores

Filhos de Lula ganharam passaporte diplomático
Ato do Itamaraty foi assinado pelo ex-chanceler Celso Amorim (Fonte: Agência Brasil)

Uma reportagem do jornal Folha de S.Paulo revelou que o Itamaraty concedeu passaportes especiais a dois filhos do ex-presidente Lula no dia 29 de dezembro, dois dias antes do fim do seu governo.

De acordo com as normas do Itamaraty, o passaporte diplomático pode ser concedido a dependentes de autoridades que tenham até 21 anos de idade ou que sejam portadores de deficiência física.

Os dois filhos de Lula que ganharam o documento não se enquadram em nenhuma dessas normas: Luís Cláudio Lula da Silva tem de 25 anos e Marcos Cláudio Lula da Silva tem 39 anos de idade.

‘Caráter excepcional’ e ‘interesse do país’

O Itamaraty, por sua vez, disse que os dois filhos do ex-presidente Lula já tinham o passaporte diplomático e que o documento foi apenas renovado no dia 29 de dezembro. Um dos filhos de Lula, no entanto, tem 39 anos, o que significa que o privilégio já dura há algum tempo.

O ato do Itamaraty foi assinado pelo ex-chanceler Celso Amorim, ressaltando que o benefício se deu “em caráter excepcional” e “em função do interesse do país”.

O passaporte diplomático concedido aos filhos de Lula tem validade de quatro anos e confere tratamento diferenciado a seus portadores, como filas especiais e controles mais brandos em destinos que mantêm relações diplomáticas com o Brasil.

Fontes:
Folha de S.Paulo - Itamaraty dá passaporte diplomático a filhos de Lula
Terra - Jornal: Itamaraty concede passaporte diplomático a filhos de Lula

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

19 Opiniões

  1. João Cirino Gomes disse:

    Tomara que algum jornal sério pesquise sobre as vantagens e a riquezas que a familia de Lula acumulou durante sua gestão! Só então este povo poderá notar que o mocinho salvador da pátria, na verdade não passava do coco do cavalo de um bandido embusteiro!

  2. helio disse:

    Mais uma decisão histórica, o nunca antes..
    Esse povo pensa que é dono do país. Que cara de pau.
    A explicação é que a família gosta de viajar, não tem muita paciência e acha que é humilhante avião fazer escala indo pra China.
    Muitos que o elegeram não entenderam que o homem é chefe eterno desde muito moço, do sindicato ao PT. Se antes já era milonário, hoje é bi. Mesmo já ex, se hospeda no Forte.
    Esse Amorim podia não ter feito esse feio antes de largar a pasta.
    Estão se comportando como déspotas da Costa do Marfim.

  3. Augusto Cosenza disse:

    Ora, do jeito péssimo que o Lula comandou a política externa, como entre outras coisas capaxo do Ahmadinejad, assassino confesso, além de ter se posto de quatro para Evo Morales e outras personalidades de igual quilate, não surpreende ao observador mais atento que os protegidos ganhem “passaporte diplomático”, vão continuar manchando a imagem do país, gastando no exterior o que acumularam em transações tipo video game com a Oi, só para falar da mais famosa. Aliás, a Dona Marisa não precisa de passaporte diplomático, pois já recebeu a cidadania italiana.
    Faríamos uma bela troca enviando a Dona Marisa com o maridão de camiseta regata para a Itália e ficamos com o Batisti aqui mesmo. Dois por um!

  4. C Tufvesson disse:

    Acho que o Ministro Amorim no apagar das luzes deveria também ter nomeado o ex-presidente EMBAIXADOR DO BRASIL NO IRÃ, para lamber as botas do ditador de lá com mais frequencia.

  5. JB disse:

    Este ato sórdido e irresponsável diante do cidadao brasileiro pagador de impostos e sofredor com a burocracia estatal, atua como corolário de uma política externa perversa, ambìgua, aduladora de ditadores e caudilhos de meia-tijela, protetora de bandidos e terroristas, em total desacordo com os legìtimos interesses do Brasil e dos brasileiros.

  6. André F Montoro disse:

    O Itamaraty do Lula só dá bola furada: imagine que colocou o presidente em papel de palhaço achando que iria resolver o problema mais antigo do mundo, o conflito árabe-israelense, e ainda fazendo corte ao ditador Ahmadinejad. Para ganhar o que? Assento no Conselho de Segurança da ONU? Veja como são anti-democráticos estes barbudinhos, passaporte diplomático para um ex presidente ainda vai, mas para a família, com a reputação que tem?

  7. Almanakut Brasil disse:

    Talvez eles queiram viajar em missão especial para a Colômbia, a Venezuela, Cuba, Irã, China, Coréia do Norte ou ir à Palestina, com o companheiro Cesare Battisti!

  8. Carlos U. Pozzobon disse:

    É o raiar de uma nova era em que o ex-presidente sente-se no direito de não só desfrutar dos benefícios reservados a um chefe de Estado, não o sendo mais, conforme ficamos sabendo sobre as férias as custas do erário no forte da marinha, como também estender aos familiares privilégios diplomáticos inacessíveis ao comum dos mortais. Lula mostra que tem escárnio pelo povo brasileiro e sua família comporta-se como uma clã principesca com o Estado a sua disposição. Aguardem que veremos notícias desse tipo nos próximos quatro anos.

  9. João Cirino Gomes disse:

    Ai esta um dos motivos pelos quais preferem ocultar as informações verídicas, e manter este povo inculto! Enquanto falam em progresso democracia, justa distribuição de renda e justiça social!
    Progresso mesmo, é só para uma minoria, enquanto que a maioria continua enganada escravizada, sustentando as mordomias desta minoria de canalhas bacanas!

    E ainda aparece uns desavergonhados que tentam nos calar dizendo que estas verdades são inveja! Ainda somos obrigados a conviver com idiotas que dizem!
    Se vc estivesse lá não faria o mesmo?
    É muita ignorância, a vitima defender seu algoz!

  10. André Luiz de Jesus Silva disse:

    Engraçado, que tipo de “função do interesse do país” teriam os filhos de Lula? O pai ao longo de oito anos cometeu uma série de gafes e equívocos na política internacional. Eles receberiam tal privilégio apenas para colocar mais uma mancha em nossa bandeira já maculada? Trata-se de um absurdo!

  11. Eleutério Sousa disse:

    “No coments!”

  12. Paulo Fernando disse:

    Sempre me preocupei com todos esses atos do governo que é de conhecimento geral da população pela via da imprensa e outros meios de comunicação, por isso, nunca fui eleitor do Lula e deverá servir de lição para que a maioria dos seus eleitores fiquem atentos e não caiam mais na conversa desse tipo de Política.

  13. evandrocorreia@gmail.com disse:

    Mais um vexame da família Lula: depois de decidirem ser italianos, agora passam por diplomatas do governo. É muita falta de vergonha!

  14. Apolonio Prestes disse:

    Esse Celso Amorim é realmente um palhaço — não tem auto-crítica, puxa o saco do presidente sem pudor algum. Que vergonha para a casa de Rio Branco…

  15. Julls disse:

    Celso Amorim é um b* mesmo

  16. Adolfo disse:

    Quem te viu e quem te vê. Moralidade, só para quando se é oposição. PT Legal …

  17. Sandra disse:

    “Quantos dólares cabem dentro de uma maleta diplomática?

    No apagar das luzes do governo Lula, o Itamaraty realizou uma série de questionáveis emissões de passaportes diplomáticos. Um dos privilegiados foi o bispo Romualdo Panceiro, da Igreja Universal. Ele recebeu o documento em “caráter excepcional” nos últimos dias de dezembro. A benesse, válida por um ano, foi concedida para atender um pedido formal do senador Marcelo Crivella (PRB-RJ), também bispo da Universal, e autorizada pelo ex-ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim.
    Além do bispo, dois filhos do então presidente Lula, Marcos Cláudio e Luís Cláudio, receberam o documento diplomático, válidos por quatro anos. Têm direito ao passaporte diplomático filhos de presidente de até 21 anos (até 24 anos se estudante) ou portadores de deficiência. Não é o caso de ambos.

    O Itamaraty fez outra gentileza a Marcos Cláudio e Luís Cláudio: além do passaporte, enviou um pedido formal à embaixada americana solicitando visto para que os dois pudessem realizar uma viagem a Nova York de 5 a 15 de janeiro.”Coturno Noturno

  18. carlos queiroz disse:

    Lula,sou teu eleitor fiél,pesso que não permita que tua historia tão béla, seja ofuscada por algo tão menor como um pasaporte diplomático,se houver uma maneira de voltar atraz pessa aos seus filhos que abram mão en nome da tua história e dos milhoes de eleitores que sempre confiaram na tua onestidade e lealdade para com o povo brasileiro, não esquesa teus princípios e que sempre lutou contra privilégios em favor dos mais necessitados.Gostaria de um dia sentar e conversar com os meus nétos e falar de um presidente que o meu país têve, eu não gostaria de falar de algo que o desabonace e sim contar a história de um grande presidente que fez a alegria de um povo, que trouse esperança aos mais pobres, que trouse orgulho a un povo. lula por tudo isso fique atento! será sempre alvo dos derrotados.

  19. roberto disse:

    Lula trouxe alegria para o povo..eu pergunto que alegria foi esta, deixou uma herenaca maldfira, acabou com nosso pais..roubou tudo..

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *