Início » Brasil » Fiocruz vai liberar mosquitos com bactéria contra a dengue
Saúde

Fiocruz vai liberar mosquitos com bactéria contra a dengue

Técnica consiste em liberar no meio ambiente mosquitos contraminados com uma bactéria que dificulta a transmissão da doença pelos insetos, mas não afeta seres humanos

Fiocruz vai liberar mosquitos com bactéria contra a dengue
Os testes fazem parte do projeto internacional 'Eliminar a Dengue: Nosso desafio' (Reprodução/Internet)

Nesta quarta-feira, 24, a Fiocruz anunciou uma medida para combater o vírus da dengue.  A técnica consiste em liberar no meio ambiente mosquitos  Aedes Aegypti contraminados com a bactéria Wolbachia que dificulta a transmissão da doença pelos insetos, mas não afeta seres humanos. Os resultados poderão ser notados dentro de dois anos.

Os testes fazem parte do projeto internacional Eliminate Dengue: Our challenge (Eliminar a Dengue: Nosso desafio), que já realizou experiências semelhantes em outros países com resultados promissores.

Cerca de 10 mil mosquitos com a Wolbachia serão liberados semanalmente pelos pesquisadores no bairro de Tubiacanga, na Ilha do Governador, zona norte do Rio. As liberações acontecerão durante três a quatro meses, de acordo com a avaliação dos cientistas sobre a capacidade dos mosquitos com Wolbachia de se estabelecerem no meio ambiente e se reproduzirem com os mosquitos que já existem no local, principais objetivos dessa etapa inicial.

“Estamos diante de uma estratégia científica inovadora e segura, que poderá contribuir para o controle da dengue e para a melhoria da saúde da população”, avalia Luciano Moreira, pesquisador da Fiocruz e líder do projeto no Brasil.

Segundo Luciano, uma vez no ambiente, os insetos contaminados com a bactéria a transmitem naturalmente para as gerações seguintes de mosquitos, tendo efeito parcial sobre a transmissão de chikungunya e febre amarela. Assim, o método se torna autossustentável: os mosquitos com Wolbachia predominam sem que precise soltar constantemente mais mosquitos com a bactéria.

Fontes:
O Globo-Fiocruz soltará mosquitos da dengue com bactéria para contaminar outros insetos e combater doença

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *