Início » Brasil » Fisgada no Planalto
Coluna Esplanada

Fisgada no Planalto

Funcionários do Ministério da Pesca e Aquicultura protocolaram na Comissão de Ética Pública do Planalto denúncia contra a chamada ‘vice-ministra’ da pasta

Fisgada no Planalto
Corregedoria da pasta descobriu o uso irregular do carro, mas só houve recomendações (Fonte: Reprodução/Congresso em Foco)

A chefe de gabinete do Ministério da Pesca e Aquicultura, Cláudia Gama, foi fisgada e caiu na rede da Presidência da República. Funcionários da pasta protocolaram ontem na Comissão de Ética Pública do Planalto a denúncia contra a chamada ‘vice-ministra’ do MPA. Os servidores, sob anonimato, denunciam o uso particular de carro oficial do ministério por parte da senhora Gama, viagens oficiais suspeitas de serem passeio e assédio moral no trato pessoal e em demissões arbitrárias. O relato é extenso. A assessoria do ministério até ontem à noite tentava respostas com a Comissão de Ética.

Desgovernou

Os problemas da chefe de gabinete foram revelados pela Coluna há poucas semanas. A Corregedoria da pasta descobriu o uso irregular do carro, mas só houve recomendações.

Fui ali

Servidores relatam viagens suspeitas bancadas pelo ministério para Portugal, onde ela tem família, e para fim de semana em SP, que coincide com show de rock internacional.

Herança

Cláudia Gama é egressa da gestão anterior, do então ministro Eduardo Lopes, sem ligação com o sucessor Helder Barbalho, que tenta uma solução honrosa para todos.

Sem tensão

Foi tranquila — muitos governistas até estranharam — a reunião de cinco ministros no Palácio do Planalto com líderes de partidos da base, que começou com café e se prolongou num almoço. A equipe da presidente Dilma tenta passar segurança diante da independência de Eduardo Cunha à frente da pauta na Câmara.

Confiantes

Todos acreditam que não haverá traição e que, mesmo que haja pequeno recuo, o Congresso passe as MPs 664 e 665, que mudam regras para beneficiários dos direitos trabalhistas e de pensão.

Oi, Temer!

Distante do vice-presidente há meses, a presidente Dilma voltou a recorrer aos conselhos do vizinho de Palácio. Curiosamente depois que Eduardo Cunha ascendeu.

Visita

Josué Gomes, filho do saudoso José Alencar, também ex-conselheiro da Petrobras e atual da Embraer, desfilou com séquito de seis assessores ontem no Congresso.

Pênalti!

O governador Paulo Câmara (PSB) colocou a bola na marca do pênalti contra o gol da Odebrecht, que construiu a Arena Pernambuco. Criou grupo de trabalho para rever os detalhes do contrato da Parceria Público Privada (PPP).

Bilheteria

Pelo contrato fechado pelo antecessor, Eduardo Campos, o estado é obrigado a pagar indenização pela obra, além de cobrir a manutenção da Arena, sempre que a receita anual não for suficiente para isto. Já foram R$ 180,7 milhões desde 2013.

O Paciente

O senador Eunício Oliveira (PMDB-CE) se mostrava mais tranquilo ontem quando questionado sobre a ocupação do MST na sua Fazenda Santa Mônica (GO). Sobre tentativa de desocupação, nega por ora: ‘Sou um homem paciente’.

Mercosul é ‘Rosinha’

O ex-deputado Dr. Rosinha (PT-PR) conseguiu a vaga pela qual ele trabalhava fortemente no Congresso e no Planalto há quatro anos. Assume hoje, em Montevidéu, o cargo da Alta Representação do Mercosul, com gabinete, assessores, carros, passagens.

Como foi

Dr. Rosinha ocupa a vaga que já foi do embaixador Samuel Pinheiro Guimarães. Seu nome foi aprovado pelos pares da Argentina, Uruguai, Bolívia e Venezuela.

À espera

O PSB aguardará a divulgação da lista do PGR, Rodrigo Janot, com nomes envolvidos na Lava Jato, para depois assinar a CPI da Petrobras. Bem no estilo ‘Vai que…’

Ponto Final

Com a notícia de que seu nome não está na lista de Janot, Henrique Alves aguarda a vaga de ministro do Turismo.

Com equipe DF, SP e Nordeste

1 Opinião

  1. Almanakut Brasil disse:

    O “slogan” do Ministério da Pesca deveria ser assim: O mar não está para peixe e nem para petróleo. O “milagre” dos peixes, só com Jesus!

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *