Início » Brasil » Foi assinado o Tratado de Versalhes
Nesta data

Foi assinado o Tratado de Versalhes

Em dia 28 de junho de 1919, a Alemanha e a Tríplice Entente assinaram o Tratado de Versalhes

Foi assinado o Tratado de Versalhes
O Tratado de Versalhes é visto como principal motivação para a Segunda Guerra Mundial (Reprodução/Wikipedia)

Duras imposições foram impostas a derrotada Alemanha após a Primeira Guerra. Tanto que, no dia 28 de junho de 1919, foi assinado entre ela e a Tríplice Entente, o Tratado de Versalhes.  Com a assinatura, a Primeira Grande Guerra mundial foi encerrada e a Alemanha teria que acatar as punições impostas, principalmente por Inglaterra e França.  Em suma, os alemães foram obrigados a ceder parte do território conquistado na guerra, e as zonas de exploração mineral. Os domínios coloniais alemães na África foram divididas entre Inglaterra, Bélgica e França.

As outras colônias no Pacífico foram tomadas pelos ingleses e japoneses. Além disso, a Alemanha teve que devolver a Alsácia-Lorena para a França. Não só os germânicos foram punidos. Os outros países que integravam a Tríplice Aliança também foram punidos pelo Tratado de Versalhes. A Rússia teve que reconhecer a independência da Polônia e ceder a região chamada de “Corredor Polonês”.

Apesar da economia extremamente fragilizada pela guerra, uma multa de 270 milhões de marcos-ouro e várias outras para viúvas, órfãos e mutilados foram impostas para a Alemanha. Na teoria, o Tratado de Versalhes foi criado para garantir a paz mundial. Contudo, devido as fortes punições, um sentimento de revanchismo foi criado entre a população alemã, abrindo espaço para os estados nazi-fascistas na Europa. Alguns historiadores alegam que esse acordo foi a principal motivação para a Segunda Guerra Mundial.

 

Fontes:
BrasilEscola-Tratado de Versalhes
SuaPesquisa-Tratado de Versalhes
InfoEscola-Tratado de Versalhes