Início » Brasil » Foi fundado o jornal Gazeta do Rio de Janeiro
Nesta data

Foi fundado o jornal Gazeta do Rio de Janeiro

Em 10 de setembro de 1808, entrava em circulação o primeiro jornal impresso do Brasil

Foi fundado o jornal Gazeta do Rio de Janeiro
O 'Gazeta do Rio de Janeiro' descrevia obras e textos científicos, publicava artigos técnicos e anunciava cursos (Reprodução/Internet)

Fundado em 1808 no Rio de Janeiro, sede do governo da época, o periódico “Gazeta do Rio de Janeiro” começou a ser distribuído semanalmente. Com o passar do tempo, passou a ser circulado às quartas e sábados e, posteriormente, às terças, quintas e sábados.

As matérias vinculadas no periódico, comandado pelo frei Tibúrcio José da Rocha até 1822 e depois pelo coronel Manuel Ferreira de Araújo Guimarães e por Francisco Ferreira Goulart, tratavam muito pouco sobre o que acontecia Brasil e divulgavam notícias insípidas da Europa.

Esse estilo jornalístico era causado pela falta de variação de pautas e pelo fato que o “Gazeta do Rio de Janeiro” foi criado para noticiar fatos administrativos do reino e a movimentação social da corte.

Durante os 13 anos do período joanino, o jornal não foi um meio de comunicação voltado para as atividades científicas de forma sistemática, mas não ficou às margens desses temas. O “Gazeta do Rio de Janeiro” descrevia obras e textos científicos, publicava artigos técnicos e anunciava cursos.

 

Fontes:
Brasiliana-A Gazeta do Rio de Janeiro

2 Opiniões

  1. ney disse:

    “Tratavam muito pouco sobre o que acontecia Brasil e divulgavam notícias insípidas da Europa.”

    Parece o tal de Jornal nacional que só informa noticias internacionais e totalmente editadas.

  2. Gutemberg disse:

    Wow, como nossa língua era escrita diferente! :)

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *