Início » Brasil » Foi fundado o PSDB
NESTA DATA

Foi fundado o PSDB

O primeiro presidente foi o político paulista Mário Covas

Foi fundado o PSDB
As lideranças do partido lutam por um sistema partidário pluralista mais sólido (PSDB/Facebook)

No dia 24 de junho de 1988, é fundado o Partido da Social Democracia Brasileira, mais conhecido como PDSB. O ato de criação do PSDB aconteceu durante a reunião que definiu o Manifesto do Partido da Social Democracia Brasileira, que foi aprovado juntamente com o Estatuto e o Programa do Partido em Brasília.

O evento contou com a presença de 1178 pessoas, dentre elas: o ex-governador Franco Montoro; o ex-senador e primeiro presidente do partido Mário Covas, o senador e futuro presidente da República Fernando Henrique Cardoso. O manifesto chamava a população brasileira para prosseguir com a luta por mudanças sociais e políticas, definindo ainda os princípios e objetivos do PSDB.

Antes da criação, os fundadores integravam o chamado “PMDB histórico”, participando da linha de frente da campanha pelas eleições diretas para presidente, as “Diretas Já”. As lideranças que fundaram o PSDB, por defenderem  princípios democráticos e o desenvolvimento da justiça social, foram  presos, exilados e tiveram  seus mandatos cassados. Além disso, sempre afirmaram a necessidade de que o país tivesse um sistema partidário pluralista mais sólido, com agremiações organizadas em torno da política.

Fontes:
PSDB-História do PSDB - Nascido para mudar o Brasil

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *