Início » Brasil » Lula é denunciado no caso tríplex do Guarujá
OPERAÇÃO LAVA JATO

Lula é denunciado no caso tríplex do Guarujá

Além do ex-presidente, foram denunciados Marisa Letícia, Leo Pinheiro, executivo da OAS, e Paulo Okamotto, presidente do Instituto Lula

Lula é denunciado no caso tríplex do Guarujá
Procuradores trabalharam até a madrugada para concluir pelo menos uma acusação formal contra Lula (Foto: EBC)

Nesta quarta-feira, 14, o ex-presidente Lula foi denunciado pela força-tarefa da Operação Lava Jato no caso triplex do Guarujá, em São Paulo. É a primeira denúncia contra Lula encaminhada ao juiz federal Sergio Moro, responsável pelos processos da Lava Jato na Justiça Federal do Paraná.

Leia mais: Teori diz que Lula quer ‘embaraçar’ investigações da Lava Jato
Leia mais: Lula e Marisa são indiciados em processo da Lava Jato

Os procuradores da força-tarefa trabalharam até a madrugada desta quarta-feira, com o objetivo de concluir pelo menos uma acusação formal contra Lula. A denúncia não quer dizer que Lula é culpado. Caso Moro a aceite, Lula passará à condição de réu em uma ação criminal resultante das investigações em curso em Curitiba.

Além do ex-presidente, também foram denunciados a mulher de Lula, Marisa Letícia; os executivos da OAS Leo Pinheiro, Agenor Franklin Medeiros, Paulo Gordilho, Fábio Hori Yonamine, Roberto Moreira Ferreira; e o presidente do Instituto Lula, Paulo Okamotto.

O triplex no litoral paulista foi reformado pela OAS, mas acabou sendo recusado por Lula. Outra investigação em curso diz respeito às obras no sítio em Atibaia, frequentado pela família de Lula. Para a força-tarefa, estas reformas teriam sido pagas por empresas envolvidas no esquema de corrupção da Petrobras.

No mês passado, com novos depoimentos, como o do ex-senador petista Delcídio do Amaral e o do ex-deputado federal do PP Pedro Corrêa, as investigações em relação a Lula entraram na reta final. Para a força-tarefa, as apurações confirmam a suspeita de que o sítio no interior paulista era de fato de Lula, fato que o ex-presidente nega. Porém, um laudo da Polícia Federal (PF) já apontou indícios de que Lula e sua esposa Marisa Letícia orientaram reformas no sítio.

De acordo com a Folha de S.Paulo, parte das obras teve participação da Odebrecht. No total, teria sido gasto R$ 1, 2 milhão na reforma do sítio, segundo a Polícia Federal. A PF também identificou objetos de uso pessoal de Lula e Marisa na propriedade.

Além da denúncia desta quarta-feira, Lula também é réu na Justiça Federal em Brasília sob acusação de tentar obstruir a Lava Jato e é alvo de outro inquérito que apura se as palestras dadas por ele após deixar o governo foram pagas com dinheiro proveniente do esquema da Petrobras. O petista, por sua vez, diz que nunca cometeu nenhum ato ilegal e que é perseguido politicamente pela Lava Jato.

Fontes:
Folha de S.Paulo-Lava Jato busca concluir denúncia contra ex-presidente Lula
Folha de S.Paulo-Lula será denunciado na Lava Jato por caso do tríplex

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *