Início » Brasil » Fracasso do Enem, boicote ao Enade
Educação

Fracasso do Enem, boicote ao Enade

Alunos das universidades federais do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Brasília e Bahia, entre outros, boicotaram o Enade 2010

Fracasso do Enem, boicote ao Enade
Estudantes protestam contra o Enade no Rio (Fonte: O Globo)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

O Ministério da Educação aplicou neste domingo, 21, as provas do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), que avalia 19 cursos de graduação de nível superior por meio de testes aplicados a cerca de 650 mil universitários do primeiro e do último ano dos cursos em questão.

O problema é que as notas de muitas universidades tendem a não corresponder à real qualidade do seu ensino devido ao boicote de estudantes à avaliação. Alunos das universidades federais do Rio de Janeiro (UFRJ), Minas Gerais (UFMG), Brasília (UnB) e Bahia (UFBA), pelo menos, boicotaram o Enade 2010.

Provas em branco

As instituições federais e particulares são obrigadas a participar do Enade, que é opcional para universidades estaduais e municipais. No boicote, o aluno comparece para não sofrer as consequências diretas da abstenção, mas deixa a prova em branco. Após o fracasso do Enem, o boicote ao Enade é mais um problema para o MEC.

Na prova deste ano estão sendo avaliadas as graduações em Agronomia, Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Serviço Social, Terapia Ocupacional e Zootecnia, além dos cursos superiores de tecnologia em Agroindústria, Agronegócio, Gestão Ambiental, Gestão Hospitalar e Radiologia.

Leia mais:

‘O sucesso do Enem foi total e absoluto’, diz Lula

Enem: credibilidade em xeque?

Muito além do gabarito invertido

Fontes:
Estadão - Boicotes em federais marcam realização do Enade

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

2 Opiniões

  1. helio (rio de janeiro) disse:

    É real, a falta de credibilidade do Enem, traz o descrédito ao Enade.

  2. Henrique de Almeida Lara disse:

    “O sucesso do ENEM foi total e absoluto” para o Presidente porque ele gosta de inverter a verdade dos fatos, de acordo com a sua conveniencia. Por isso, acho significativo o boicote dos universitários ao ENADE, pois a sociedade tem que começar a manifestar, de alguma maneira, o seu descontentamento com todas as atrapalhadas do governo do PT. Só não vê quem não quer. Já se disse que o pior cego é aquele que não quer ver.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *