Início » Brasil » Frota de veículos do Brasil deve crescer 361% até 2050
Mobilidade urbana

Frota de veículos do Brasil deve crescer 361% até 2050

País passará a ter 130 milhões de veículos em 2050 e precisará melhorar a mobilidade urbana nas grandes cidades

Frota de veículos do Brasil deve crescer 361% até 2050
Consumo de combustíveis também deve aumentar, o que preocupa os órgãos ambientais (Foto: Reprodução/Internet)

De acordo com o Ministério de Minas e Energia, a frota de carros do Brasil deve subir de 36 milhões, em 2013, para 130 milhões, em 2050, um aumento de aproximadamente 361%. Essa projeção foi incluída no Plano Nacional de Energia (PNE) 2050, que será debatido pelo governo.

A projeção feita utiliza como base dados de países desenvolvidos, como a Alemanha e a Espanha, e demonstra que a relação de população por carro vai diminuir. Atualmente, o Brasil tem, em média, cinco habitantes para cada automóvel. Em 2050, a tendência é que essa relação fique em dois para cada carro.

“Chegaremos à realidade de países europeus, em termos de motorização. Não é nada fora da realidade, é bem pragmático até”, afirmou o superintendente de estudos econômicos e energéticos da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), autora do PNE 2050, Ricardo Gorini.

Especialistas acreditam que, apesar do aumento do número de carros, isso não significa que a mobilidade urbana vá piorar. A evolução nos transportes públicos durante o período poderá diminuir o uso dos automóveis, que seriam mais utilizados para lazer, enquanto no dia-a-dia usariam os coletivos. Isso será um desafio aos governantes nos próximos anos.

“Ressalta-se que, apesar do expressivo crescimento da frota de veículos leves, o aumento da participação desse modal na matriz de transporte de passageiros cresce menos de 2 pontos percentuais (para 55% em 2050), em virtude das melhorias do transporte urbano e da menor quilometragem média dos veículos leves”, explica o relatório do PNE.

A tendência é que o gasto de combustíveis também suba nos próximos anos, mas que, em 2050, a maioria dos carros seja elétrico ou híbrido, o que reduziria o consumo de gasolina e álcool. A projeção é que o consumo dobre em 30 anos e que a partir da década de 2040 comece a reduzir e ser trocado pela energia elétrica.

“A expansão da frota de veículos leves no Brasil nas próximas décadas traz um grande desafio no que se refere a impacto ambiental, nomeadamente o aumento de emissões de gases do efeito estufa, além de questões relacionadas à mobilidade urbana”, segundo o PNE 2050.

O diretor da Associação Nacional de Transportes Urbanos (NTU), Marcos Bicalho, acredita que os brasileiros passarão a usar os automóveis particulares de forma mais consciente e que, com a melhora dos coletivos, a tendência é que os governos também adotem medidas de restrição. Para Bicalho, o cidadão passará a escolher como se locomover quando tiver um transporte de qualidade.

Fontes:
O Globo-Número de automóveis no país deve quadruplicar até 2050

3 Opiniões

  1. PC disse:

    Que garante que se até lá haverá combustível suficiente para abastecer essa frota toda?

  2. Joma Bastos disse:

    O Consumo de combustíveis também aumentará em proporção com com a quantidade de veículos, e o
    estado brasileiro terá que tomar atitudes evolucionistas no que toca a energias alternativas, senão ninguém poderá respirar com tanta poluição dos automóveis movidos a combustíveis derivados do petróleo.

  3. Rene Luiz Hirschmann disse:

    É catastrófico, me lembra o Apocalipse que esses pastores pregam para assustar seus súditos, gostaria de ter uma projeção de no máximo 20 anos, fazem essas projeções para 50 anos, temos que nos preparar agora para daqui a 10 anos e termos uma infraestrutura pronta para receber todo esse fluxo, isso me lembra a projeção para daqui 50 anos dos nossos idosos, segundo o ministério da previdência serão 100 milhões de idosos, vamos refletir um pouco, esse apocalipse é sem uma lógica, basta olhar países milenares ou europeus, no Brasil hoje estamos em uma situação privilegiada para cada 10 trabalhadores na ativa temos 1 aposentado, os recursos recolhidos são enormes e tenho certeza que uma previdência bem gerida e sem roubalheiras e desvios da e sobra para aqueles que se aposentarão daqui a 50 anos.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *