Início » Brasil » Garotada vai comandar seis capitais
Coluna Esplanada

Garotada vai comandar seis capitais

É o movimento da regeneração política

Garotada vai comandar seis capitais
ACM Neto, Marcus Alexandre e César Junior: jovens prefeitos eleitos no segundo turno (Fonte: Reprodução/Montagem)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

Não passa só por novos nomes, mas principalmente por jovens a renovação partidária nas capitais no 2º turno. É o movimento da regeneração política. César Junior (PSD) foi eleito em Florianópolis aos 33 anos. Roberto Cláudio (PSB) assumirá Fortaleza com 37. Com 33, ACM Neto (DEM) é o novo prefeito de Salvador. Tem 35 anos o eleito em Rio Branco (AC), Marcus Alexandre (PT), que disputou a primeira eleição. E um ano a mais o futuro prefeito de São Luís (MA), Edivaldo Holanda (PTC).

Do time

No primeiro turno, Rui Palmeira (PSDB) foi eleito em Maceió aos 36. Com 41 completos há poucos meses, Geraldo Julio (PSB) administrará o Recife.

Responsabilidade

Juntos, esses sete jovens prefeitos vão cuidar da vida de nada menos que aproximadamente 7,6 milhões de pessoas.

Cinquentões

Os cinquentões com cara de garotos: com 49, Fruet, de Curitiba; Mendes, de Cuiabá; e Haddad (PT) em SP. Bernal, de Campo Grande, tem 47; Rezende, de Vitória, 50.

Mapa de Campos

Aumenta mais o poder de Eduardo Campos, governador do Recife e presidente do PSB. Fez cinco capitais: Recife, BH, Fortaleza, Cuiabá e Porto Velho, além de cidades-polo importantes como Campinas (SP) e Duque de Caxias (RJ). Elegeu 440 prefeitos em todo o país. Quatro capitais têm 3,5 milhões de potencial de eleitores para o PSB.

Fator Aécio

Com 1,8 milhão de eleitores, Belo Horizonte não entra nesta conta como reduto de Campos, porque ali a vitória foi de Aécio Neves, presidenciável do PSDB, que apadrinhou o prefeito Marcio de Lacerda (PSB).

Arquirrivais

PT e PSDB vão rivalizar com quatro capitais, cada. Os petistas ficaram com São Paulo, João Pessoa, Goiânia e Rio Branco. Os tucanos com Manaus, Teresina, Belém e Maceió – o tucanato volta a ter influência no Norte e Nordeste.

Classificados

Com negócios milionários em Dubai, o novo prefeito de Cuiabá, Mauro Mendes (PSB), terá de nomear um CEO para a companhia de construções e guindastes.

Recado popular

Se há eleitor que deixou recado nas urnas, foi o ludovicense. Os moradores de São Luís (MA) mandaram para casa o atual e veterano prefeito Castelo (PSDB).

Dupla vitória

Zenaldo Coutinho (PSDB) teve dupla vitória este ano. Além de levar a prefeitura de Belém, foi vitorioso na proposta de desmembramento do Pará feita por Giovanni Queiroz (PDT), no plebiscito. Ele coordenou a campanha do contra.

Fatura…

Com dois vereadores paulistanos (Arselino e Jair), um deputado na Assembleia (Ênio) e o líder do PT na Câmara Federal (Jilmar), os Tatto, ligados à ministra Marta Suplicy, colocam fatura na mesa do prefeito Haddad e levarão muita coisa.

…na mesa

Haddad deve aos Tatto parte da vitória na capital. Para apenas um exemplo, o raio x das urnas na Capela do Socorro, bairro da periferia da Zona Sul sob controle da família: 61% dos votos para o petista, contra 39% do tucano José Serra.

Pontapé 2014

A vitória de Edivaldo em São Luís dá fôlego à castigada cidade onde oligarquias a dominam por décadas. Quem ganhou de tabela foi seu padrinho Flávio Dino (PCdoB). Edivaldo será o cabo eleitoral para a candidatura dele ao governo.

Máfia da invasão

Mal saiu o resultado das urnas, os Sem teto invadiram 11 imóveis em ação orquestrada em São Paulo. Vislumbram ajuda do novo prefeito para conquistar moradias.

Leandro Mazzini é jornalista e escritor

Bola murcha

Com a especulação sobre o ex-zagueiro Gonçalves ser o novo gerente de futebol do Botafogo, o ex-craque Maurício reclama que tenta uma cavadinha há anos sem sucesso.

Ponto Final

Tal como a UNE, o MST sumiu no governo Dilma Rousseff.

Com Vinícius Tavares, Marcos Seabra e Adelina Vasconcelos

www.colunaesplanada.com.br
contato@colunaesplanada.com.br
@colunaesplanada

* É proibida a reprodução total ou parcial da coluna sem a prévia autorização do editor da Esplanada

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

2 Opiniões

  1. Djalma Gomes disse:

    O Brasil só mudará assim, passando por renovação drástica de políticos, o novo tem de chegar para dar esperança aos desiludidos e substituir velhos e viciados políticos carreiristas. Mas é necessário que os jovens políticos estejam imbuídos do patriotismo e governem realmente para o povo e não em benefício de uma classe privilegiada. O Brasileiro tem de aprender doravante que partido não é time de futebol para ter torcida, assim como tem o PT. O eleitor cidadão precisa pesquisar a vida pregressa dos candidatos, ler mais para saber sobre o caráter do indivíduo, para então dispor da sua maior arma contra a tirania e as ditaduras disfarçadas, como é a do PT, que é o seu voto. Graças à minoria esclarecida que permeia na internet esse quadro vem mudando e nas próximas eleições teremos mais surpresas com as renovações, certamente. O que começou a acontecer agora com as cidades ao elegerem seus prefeitos não terá volta, pelo contrário, vai imperar.

  2. Dijalma disse:

    Parabéns para todos eles, desejo que todos possam fazer um bom governo voltado para o povo e principalmente para os baianos que precisam tanto de uma mudança e renovação. Viva a democracia e não a hipocrisia.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *