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Controladas pelo governo

Gastos de estatais com publicidade aumentaram 65% entre 2000 e 2013

Despesa das estatais com publicidade chegou a um total de R$ 15,7 bilhões no período

Gastos de estatais com publicidade aumentaram 65% entre 2000 e 2013
Petrobras responde por 30% do investimento no período (Fonte: Reprodução/G1)

De acordo com o jornal Folha de S.Paulo, os gastos das empresas estatais controladas pelo governo federal com publicidade aumentaram 65% entre 2000 e 2013, já descontada a inflação.

O desembolso no ano passado atingiu um valor recorde: R$ 1,48 bilhão. Entre 2000 e 2013 a despesa das estatais com publicidade chegou a um total de R$ 15,7 bilhões.

Ainda de acordo com o jornal, 86% do investimento total (que não inclui gastos com patrocínio cultural e esportivo) estão vinculados à Petrobras, à Caixa Econômica Federal e ao Banco do Brasil.

Os R$ 15,7 bilhões gastos foram destinados à promoção das estatais em TVs, rádios, jornais, revistas e internet.

Uma parcela significativa do total gasto pelo governo federal com publicidade está atrelada às estatais. Em 2013, o governo gastou ao todo R$ 2,3 bilhões com publicidade, sendo que as estatais foram responsáveis por 64% das despesas.

Foi a primeira vez que o governo divulgou informações detalhadas sobre gastos das estatais. Isso se deve a uma ação movida pela Folha e por um jornalista do Portal Uol.

O governo justifica os gastos afirmando que seu objetivo é levar a mensagem oficial ao maior número de brasileiros. Segundo o governo, a distribuição das verbas é baseada principalmente na audiência dos veículos.

Os maiores grupos de comunicação do país estão entre os veículos que mais receberam publicidade das estatais entre 2000 e 2013, sendo a Rádio Globo de São Paulo a primeira da lista.

Fontes:
Folha de S.Paulo - Gasto de estatais com publicidade sobe 65%

3 Opiniões

  1. helo disse:

    E foi propaganda enganosa?

  2. rene luiz hirschmann disse:

    E depois não tem dinheiro para os aposentados, são uns criminosos esses governantes, o povo não pode só ficar assistindo esses disparates desumanos, temos que enfrentar Ali Baba e os 39 ladrões.

  3. Joma Bastos disse:

    Os R$ 15,7 bilhões gastos que foram destinados à promoção das estatais em TVs, rádios, jornais, revistas e internet, deveriam sair do orçamento de estado. Ou seja, todas as estatais deveriam provar que têm razão de existência através dos seus bons resultados e não através de marketing e publicidade.

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