Início » Brasil » Gays vão ao STF contra o Congresso Nacional
Coluna esplanada

Gays vão ao STF contra o Congresso Nacional

Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais requer à Corte que considere a homofobia e transfobia crime de racismo

Gays vão ao STF contra o Congresso Nacional
Será mais um capítulo do embate entre os grupos de direitos humanos e GLBT contra os católicos e evangélicos (Reprodução/ABGLT)

A Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e (ufa!) Transexuais impetrou Mandado de Injunção nº 4733/DF no Supremo Tribunal Federal contra o Congresso Nacional. A entidade requer à Corte que considere a homofobia e transfobia crime de racismo, conforme prevê o Projeto de Lei 122-2006, de autoria da então deputada Iara Bernardi (PT-SP), cuja proposta dormita na Câmara. O relator do caso é o ministro Ricardo Lewandowski, que assume a presidente do Supremo.

Aval da PGR

A associação se respalda no parecer da Procuradoria Geral da República do dia 25 de julho, no qual reconhece dever do Congresso de criminalizar a homofobia e transfobia.

Leandro Mazzini é jornalista e colunista do Opinião e Notícia

Tipificação

O grupo exige que o Congresso tipifique crime de homofobia no Código Penal para que se aplique nos casos o Artigo 20 da Lei de Racismo contra condutos  homotransfóbicas

Guerra dos sexos

Será mais um capítulo do embate entre os grupos de direitos humanos e GLBT contra os católicos e evangélicos que representam forte rejeição à tipificação.

Goleada dos alemães

Outra goleada dos alemães, agora no setor aeroportuário. A estatal alemã Fraport, que opera o terminal de Frankfurt, deve ser a escolhida para sócia da Infraero Serviços, criada pelo governo que administrará todos os grandes aeroportos da estatal ainda não concedidos. A Infraero informou que a decisão sobre o futuro sócio sai em um mês.

Taxiando

A Fraport vem tentando conquistar as concessões dos aeroportos não é de hoje. Por pouco perderam a operação dos terminais de Cumbica (Guarulhos) e Galeão (Rio de Janeiro), os mais lucrativos do País .

Censura, não!

A ministra do STF Rosa Weber suspendeu, por liminar, decisão da 6ª Vara Cível de Vitória (ES) que determinou que o site Século Diário retirasse reportagens do ar, além de impor regras de conduta para o veículo.

Nas redes

Os católicos partiram para a ‘ofensiva’. Pelo menos 49 conhecidos blogueiros religiosos promovem palestras no I Conacat – Congresso Nacional Católicos Online dia 10.

Ai, minha orelha!

O candidato a deputado federal e ex-estadual Tomaz Teixeira, no Piauí, teve o registro de candidatura impugnado pelo TRE porque.. uma de suas orelhas não apareceu na foto.

Tá dito

“A Lei Eleitoral não exige nada disso, pois quem não tem orelha pode ser candidato, sim, e tenho minhas duas orelhas”, desabafa Teixeira. A Coluna não encontrou a assessoria do tribunal na tarde de sexta-feira.

Que exemplo!

Aconteceu na Bolívia. Duas magistradas do Tribunal Constitucional Plurinacional, o STF de lá, foram suspensas por uma votação da.. Câmara dos Deputados. Porque.. Zoraida Chánez e Ligia Velásquez denunciaram a manobra do presidente Evo Morales em mexer na Constituição para disputar o terceiro mandato.

Bola cantada

A Coluna alertou semana passada para as traquinagens do cocalero (com todo o respeito.. à Constituição), para se perpetuar no Poder.

Reforma já!

O Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP), a FGV Projetos e a OAB promovem debate em Brasília sobre a reforma tributária, para o ‘equilíbrio macroeconômico e fortalecimento da Federação’, evitando a guerra fiscal. O I Seminário Federalismo Fiscal (Brasil-Alemanha) acontece na quarta.

Tropa de Elite

A coordenação científica do seminário é do ministro Gilmar Mendes (STF) e dos professores Everardo Maciel (IDP), José Afonso (FGV) e Fernando Rezende (FGV).

Esplanada Esportes

Nos bastidores do vestiário: as voltas de Robinho (Santos) e Kaká (São Paulo) são jogo combinado com Dunga. Eles têm chances na cota dos veteranos para a Copa de 2018.

Ponto Final

E o lucro da Petrobras, hein? Está afundando tanto que daqui a pouco acha um poço de petróleo.

______________________________

Com Equipe DF, SP e Nordeste

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

12 Opiniões

  1. Ludwig Von Drake disse:

    Antigamente eu nem me preocupava com os gays, agora eu estou ficando até com medo.

  2. Ezequiel Domingues disse:

    É anticonstitucional o que esse grupo quer; praticamente vai contra a liberdade de opinião e religiosa.

  3. Liliana Soares disse:

    Não é ser raça, é pelo fato das pessoas (Principalmente homens machistas) serem tão preconceituosas que acabam agredindo e até matando e ficando impune, porque? Porque não temos leis, as pessoas não se unem para pedirem por leis mais severas por violência domesticas, por crime de latrocínio entre outros.
    Mais sabemos criticar quem se une para pedir por algo!

  4. Aline Fernandes disse:

    Adorei o Ufa kkkkk
    Acho que todos os gays tem direitos assim como nós, mas acho também que não precisa de tanto carnaval e mostrar sua sexualidade aos quatro ventos.

  5. Jorge Pereira disse:

    Sr Leandro Ufa també é uma organização ou precisa de chancela porque o nome é grande e preguiça é muita Sr Jornalista ,Jurista etc…por isso talvez se deixe para amanhã …e como diz boteco hoje não se fia só amanhã

    Tenho Dito

  6. Jorge Pereira disse:

    Patrícia Bretas disse:

    10 de agosto de 2014 às 18:40

    Homossexuaisl, Bissexuais e Transsexuais pretendem ser uma “raça” agora…

    O que mais será que veremos no Brasil???

    Tal como os indios da Amazonia são pessoas como você que não deviam opinar sobre nada porque sua opinião so demonstra o seu caracter ,raça ser gay,mas também é raça ser ser descriminador não ?
    Que mais poderá ter no Brasil ,olhe as Olimpíadas e Favelas e muitas promessas por cumprir, como habitação ,saúde etc, sendo que ai as questões sexuais se so a ca um cabe,não serem analisadas por gente pre -histórica como a senhora ,tem jornalista que até escreve (ufa ) pelo nome ser grande…Deiam é ter vergonha na cara, denegrir uma situação meramente pessoal ,e por exemplo não falar da violência domestica na qual o Brasil é recordista ,será uma raça tb ?
    Tenho dito

  7. Roberto1776 disse:

    O cartaz da manifestação tem um erro vocabular.
    HOMOFOBIA MATA não transmite a realidade.
    O certo é HOMOFILIA (masculina) MATA.
    A homofilia (amor pelo igual) nas pessoas do sexo feminino tem zero chances de transmitir o vírus da síndrome da imunodeficiência adquirida (SIDA) devido a não existência de penetração, durante o arremedo de intercurso sexual entre pessoas do sexo feminino.
    Além disso o fato de alguém ter horror (FOBIA) a alguma coisa ou prática jamais pode ser considerado um crime.
    Imagine uma pessoa ser condenada por ter horror à, digamos, insetos ou partidas de futebol. Cada ser humano tem o direito de ter horror ao que lhe assusta. Era só o que nos faltava, sermos proibidos de sentir horror a alguma coisa.

  8. Brasileiro disse:

    Considero a vitória do internacional sobre o grêmio um resultado normal, trata-se de um clássico.

  9. Patrícia Bretas disse:

    Homossexuaisl, Bissexuais e Transsexuais pretendem ser uma “raça” agora…

    O que mais será que veremos no Brasil???

  10. PC disse:

    Fico imaginando (se ainda vivo) nos dias atuais o Costinha com as suas piadas.

  11. DJALMA P BENTES disse:

    CUMA É QUE É? O candidato a deputado federal e ex-estadual Tomaz Teixeira, no Piauí, teve o registro de candidatura impugnado pelo TRE porque.. uma de suas orelhas não apareceu na foto. Não dá nem prá comentar……

  12. Vitafer disse:

    Caro Leandro, entre as cômicas (ou tragicômicas) notícias, essa do “Ponto Final” é hilária demais.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *