Prezados leitores,
o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.
Em meio às confraternizações de final de ano, o ex-presidente do PT José Genoino, condenado a seis anos e 11 meses de prisão no julgamento do processo do mensalão, disse a petistas que espera permanecer pelo menos um ano no cargo de deputado federal, que assume nesta quinta-feira, 3.
Leia também: Condenado, Genoino pode assumir vaga na Câmara
Genoino teria ficado mais otimista após o ministro do Supremo Tribunal Federal Joaquim Barbosa negar o pedido de prisão imediata dos réus condenados no julgamento do mensalão feito pelo procurador-geral da República, Roberto Gurgel.
Barbosa decidiu que as punições só devem ser aplicadas quando o caso transitar em julgado. Com isso, os réus condenados ganharam mais tempo até o início do cumprimento das penas.
Como foi condenado a menos de oito anos de prisão, Genoino, que hoje é o primeiro da fila do PT de São Paulo por uma cadeira na Câmara, vai cumprir sua pena inicialmente em regime semiaberto.
Fontes:
Folha de S.Paulo - Genoino prevê ficar um ano na Câmara antes de ir para a prisão
A primeira coisa a ser avaliada é se um condenado pela justiça pode, constitucionalmente assumir cargo público? Claro que não. A sentença já transitou em julgado. O ato condenatório já é uma culpabilidade no processo criminal. Se esse senhor assumir um cargo público, mesmo que condenado, ele (a justiça) irá criar uma jurisprudência a parte. Assim, qualquer brasileiro, mesmo condenado se fizer um concurso público poderá assumir o cargo, se fizer aprovado no mesmo.
Para Genoino e demais condenados, só resta cumprir a pena e depois de cumprido readquirir seus direitos constitucionais.
Se um condenado e provado ser um ladrão for a câmara federal assumir o cargo de Deputado Federal os prisioneiros que tem direito a voto candidatam Fernandinho Beira Mar e ele pode assumir. Que tal a ideia? Seria um meio de fazer ressocialização dos prisioneiros e ficava tudo igual, ladrão votando em ladrão e bestas de brasileiros votando em ladrões de gravata.
ESSE INFELIZ CHAMOU O REPORTER DE TORTURADOR!
Nós é que estamos sendo torturados com o deboche desse mensaleiro safado. Para ser mais clara, esse bandido está cometendo uma desobediência civil. Ele está debochando do povo e dos Ministros do STF. ACORDA BRASILEIROS DE BEM!!!
QUE MORAL TEM UM CONGRESSO QUE ACEITA UM BANDIDO DESSA ESPÉCIE???
Esta justiça, este é TRT, estas são leis, suas emendas e seus burladores!
Se um cidadão tiver restrição, seja no SERASA, ou SPC não pode assumir cargo publico, mesmo que tenha pago taxa, e passado em concurso.
Mas o politico descarada ladrão, mentiroso e ordinário,pode assumir cargo publico indiretamente e receber salário exorbitante, imposto ao mesmo cidadão que é impedido de trabalhar por ter restrições!
Esta é a justiça!
E só no Brasil é permitido que o comprovado ladrão e o corrupto represente a sociedade!
Se esta sociedade aceita na boa, quem sou eu para reclamar?
Impressionante quando esta notícia chegar no mundo inteiro via internet; Um sujeito é condenado por crimes contra o país assume o mandato que uns descerebrados lhe conferiram e o triste é que o sujeito teima em dizer “que é inocente” como chefe de tudo quando diz: -Eu não sabia de nada, somente neste Brasil é que isso é possível de acontecer!