Início » Brasil » Getúlio Vargas é deposto
Nesta Data

Getúlio Vargas é deposto

No dia 29 de outubro de 1945, Getúlio Vargas é deposto

Getúlio Vargas é deposto
Vargas foi deposto pelo Alto Comando do Exército (Reprodução/Internet)

No início de outubro de 1945, o então presidente-ditador Getúlio Vargas baixou um novo decreto antecipando para 2 de dezembro as eleições estaduais. Segundo o decreto, os então interventores deveriam outorgar dentro de um prazo de 20 dias as constituições estaduais. Caso quisessem ser candidatos, bastaria renunciar aos seus mandatos 30 dias antes do pleito. Tudo levava a crer que Vargas sairia profundamente fortalecido das eleições, realizadas sob a égide de seu governo. A partir de então, aceleraram-se as articulações conspiratórias. Entre os principais envolvidos estavam o ministro da Guerra, general Góes Monteiro, e o candidato do PSD à presidência da República e ex-ministro da Guerra, general Eurico Dutra. Os conspiradores contavam também com a aval do embaixador americano no Brasil, Adolf Berle.

No dia 25 de outubro, Getúlio nomeou seu irmão Benjamim Vargas chefe de Polícia do Distrito Federal. Circulavam rumores de que, ao assumir o cargo, Benjamim prenderia todos os generais que estivessem conspirando contra o regime. Essa nomeação funcionou como uma espécie de gota d’água. No dia 29 de outubro, Getúlio Vargas foi deposto pelo Alto Comando do Exército e, declarando publicamente que concordava com a deposição, retirou-se para São Borja, sua cidade natal. No dia seguinte, José Linhares, presidente do Supremo Tribunal Federal, assumiu a presidência da República, para transmiti-la, em janeiro de 1946, ao candidato vitorioso nas eleições, Eurico Gaspar Dutra.

 

Fontes:
CPDOC FGV

1 Opinião

  1. Roberto1776 disse:

    Desse ditador só se fala coisas boas. Os seus afilhados ainda são venerados pela esquerda atrasadíssima brasileira (pleonasmo, eu sei; a esquerda sempre está atrasada; se não estivesse atrasada seria direita).
    Fantasmas com o sobrenome de Brizola e Goulart ainda nos assombram em pleno século 21.
    A maria do ossário, em nome de jango, fez um show funéreo que até hoje não produziu respostas.
    O amor por uma esquerda retrógrada é a principal uma razão para o sul do continente americano ser conhecido com América latrina.
    Quando é que teremos um partido de direita e um partido de centro direita disputando as eleições? Pelo jeito, nunca. Permaneceremos para sempre como quinto mundo? Parece que sim.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *