Início » Brasil » Gilmar Mendes manda soltar Beto Richa
STF

Gilmar Mendes manda soltar Beto Richa

Ex-governador do Paraná, que concorre a uma vaga no Senado, e outros 14 investigados da Lava Jato foram soltos por determinação do ministro

Gilmar Mendes manda soltar Beto Richa
Mendes tem sido alvo de críticas populares constantes por sua atuação na Lava Jato (Foto : Nelson Jr./SCO/STF)

Preso no último dia 11 de setembro, o ex-governador do Paraná Beto Richa (PSDB) foi posto em liberdade na última sexta-feira, 14. O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes determinou a soltura do tucano, da esposa Fernanda Richa e outros 13 investigados na operação Rádio Patrulha, desdobramento da Lava Jato.

Gilmar Mendes acolheu os argumentos da defesa do ex-governador, que é candidato ao Senado, concedendo o habeas corpus para revogar a prisão. Segundo os advogados, a prisão contrariava a decisão da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 444, sendo aplicada no lugar da condução coercitiva.

Na época em que julgou a ADPF 444, os ministros do STF declararam a impossibilidade de condução coercitiva. Desta forma, acatando os argumentos da defesa, Gilmar Mendes afirmou que a prisão temporária só pode ser aplicada quando for imprescindível para as investigações.

“Os fatos que deram ensejo à prisão ocorreram durante os anos de 2010 a, no máximo, 2013, ou seja, há longínquos 5 (cinco) anos da data da expedição da ordem de prisão, o que afasta a contemporaneidade dos fatos e a demonstração da atuação da organização criminosa nos dias atuais”, explicou Mendes.

Ademais, o ministro afirmou que todos os mandados de busca e apreensão foram cumpridos, fazendo com que a prisão temporária já pudesse ser revogada. ““Abre-se uma porta perigosa e caminha-se por uma trilha tortuosa quando se permite a prisão arbitrária de pessoas sem a observância das normas legais”, destacou.

Na saída da prisão, Beto Recha classificou a sua prisão como uma “crueldade enorme”, mas confirmou que mantém a “cabeça erguida” e garantiu que vai responder a todas as acusações feitas. “Foram dias, não posso deixar de reconhecer, de extremo sofrimento pra mim e pra toda minha família”, disse, conforme noticiou o G1.

 

Leia também: PSDB turbinou Richa
Leia também: Beto Richa é preso em nova fase da Lava Jato

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

2 Opiniões

  1. Buckminster disse:

    Matéria sem relevância porque já entendemos que a máfia brasileira é semelhante a um polvo que usa seus diversos membros para promover ações que não assistem a nação.
    ENTÃO APROVEITO O ESPAÇO PARA FAZER SABER QUE BOLSONARO É A ÚNICA SAÍDA QUE O BRASIL TEM PARA VOLTAR AO STATUS DE NAÇÃO MAS JAIR BOLSONARO, APÓS A VITÓRIA, TEM QUE CAÇAR OS APÁTRIDAS MILIONÁRIOS QUE BANCARÃO AS “MINORIAS” PARA CONTINUAREM SEUS AFAZERES SATANICOS.

  2. carlos alberto martins disse:

    O santo GILMAR MENDES,continua fazendo milagres aos seus pupilos.quando Gilmar morrer será canonizado pela santa igreja dos protetores dos ladrões,estelionatários e corruptos da nação,ainda mais tendo o Toffoli como chefe supremo do senado.estamos vivendo o absurdo da ditadura-democrática.não tenho dúvida alguma:BOLSONARO neles e nos fanáticos.o STF,continua sendo um amontoado de ministros desleais ao povo brasileiro.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *