Início » Brasil » Gilmar Mendes suspende posse de Lula
GOVERNO VAI RECORRER

Gilmar Mendes suspende posse de Lula

Ministro do Supremo também determinou que a investigação do ex-presidente seja mantida com o juiz federal Sérgio Moro

Gilmar Mendes suspende posse de Lula
O ex-presidente Lula e o ministro Gilmar Mendes em cerimônia no STF em 2010 (Fonte: Reprodução/Agência Brasil)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

A posse do ex-presidente Lula como ministro da Casa Civil foi suspensa nesta sexta-feira, 18. A decisão foi do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes, que acolheu ações apresentadas pelo PSDB e pelo PPS questionando a legalidade da nomeação.

O governo afirmou que vai recorrer da decisão. O ministro Gilmar Mendes diz que viu intenção de Lula em fraudar as investigações na Operação Lava Jato.

Além da suspensão da posse de Lula, Gilmar Mendes também determinou que a investigação do ex-presidente seja mantida com o juiz federal Sérgio Moro.

Após a posse do ex-presidente Lula como ministro-chefe da Casa Civil na última quinta-feira, 17, algumas decisões provisórias chegaram a suspender a nomeação, mas foram proferidas e cassadas por Tribunais Federais.

Em sua decisão, Gilmar Mendes ressalta que “o objetivo da falsidade é claro: impedir o cumprimento de ordem de prisão de juiz de primeira instância. Uma espécie de salvo conduto emitida pela Presidente da República” […] Pairava cenário que indicava que, nos próximos desdobramentos, o ex-Presidente poderia ser implicado em ulteriores investigações, preso preventivamente e processado criminalmente. A assunção de cargo de Ministro de Estado seria uma forma concreta de obstar essas consequências. As conversas interceptadas com autorização da 13ª Vara Federal de Curitiba apontam no sentido de que foi esse o propósito da nomeação”.

A nomeação de Lula para a chefia da Casa Civil já havia sido duramente criticada pelo ministro Gilmar Mendes na última quarta-feira, 16.

Fontes:
G1 - Gilmar Mendes suspende nomeação de Lula como ministro da Casa Civil

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

16 Opiniões

  1. Leidynalva Santos Radicchi disse:

    Até que enfim apareceu uma autoridade para colocar esse molusco na linha para não desmoralizar o nosso Brasil !!!
    Chega ! Eu não aguento mais !!!

  2. Joao D Aniello disse:

    Só acho que um assunto tão claro e evidente, visto aue os protagonistas nem mais se preovupam em disfarçar, tenha que ser coibido com tantos dengos. Na minha opinião já tinha que chegar com ordem de prisão para todos wue provaram querer burlar a constituição inclusive.

  3. Carlos Roberto Rosa disse:

    Me alegrei com a decisão do juiz Gilmar Mendes, colocando ordem na casa. Aqui estava igual a Venezuela onde acontece coisas absurdas. Não podemos fugir de nossas responsabilidades antes de apura-las,

  4. Sérgio Augusto Kniphoff disse:

    E vão recorrer onde??? Decisão do Supremo, mesmo a Dilmanta sabe disso, é última instância! É muita cara de pau!!
    E observem também, que a maneira que a Dilmanta repassa em seus discursos de como foi a conversa com o Luladrão, mente descaradamente!!!! Distorce!!!
    C H E G A!!!!

  5. Paulo Fernando disse:

    O Excelentíssimo Ministro Gilmar Mendes, no dever da preservação da nossa Constituição Brasileira, agiu de maneira correta diante das evidencias dos fatos que são de conhecimentos de todos os brasileiros, com ampla e grande divulgação através da mídia e até os povos de outras nações, são conhecedores do que se passa em nossa amada pátria brasileira no tocante a má gestão pública e a corrupção, a deixar o país em decadência.

  6. Sérgio Augusto Kniphoff disse:

    Ah….sabem….esta coisa do Luladrão ser preso…. e pelo SuperMoro….agora….mais ainda….vai me dar um prazer!!!!

  7. Ludwig Von Drake disse:

    É clara a tentativa de obstrução da Justiça e da atividade policial. Delcídio foi preso sob essa mesma alegação.

  8. olbe disse:

    O Juiz Gilmar Mendes merece todo nosso respeito. Como um homem que conhece a Lei e que a respeita ele procedeu corretamente.

  9. olbe disse:

    Dilma sempre mentiu e continua mentindo quando diz , com uma tremenda cara de pau:”Eu o convidei para ajudar”

  10. Téka Assunção disse:

    Olá, Queridos leitores, Bom Dia !

    Ehhh…Meu Brasil..brasileiro..terra de samba e pandeiro !!!

    O País está mudando, graças à pessoas lúcidas ! Estamos ouvindo e lendo, tim tim por tim tim as gravações que estão na mídia. Perplexos e horrorizados . O “linguajar”, principalmente. Pena das pessoas ingênuas, que não têm esclarecimento e entendimento. E, aceitam como “burrinhos”, tais mentiras como : “Brasil Pátria Educadora”. Que educação é esta ?? Onde os que comandam, não têm o mínimo de decência, no falar… na postura… no “cuidar” de seu povo. Agem, como se não tivessem tido nem pai nem mãe… nem família…nem professores. Muito menos “berço”. Aliás, estes Sim, são os que estão dormindo em “berço Explêndido”. Com as enganações que sabem muito bem,fazer. Surrupiar, furtar, tomar posse do que não lhes pertencem. Me pergunto: Como fica a consciência deles ?! Se é que eles têm ?
    Abços,
    Téka Assunção

  11. Téka Assunção disse:

    Nossos Parabéns e Aplausos ao Dr. Sérgio Moro e Dr. Gilmar Mendes !!

    Abços
    Téka Assunção

  12. carlos augusto disse:

    Esse canalha aliado do Daniel Dantas e do médico estrupador,
    tucano assumido deveria se considerar qualquer coisa relativa ao Pt.

  13. Vitafer disse:

    Sr. Sérgio Augusto Kniphoff, a decisão foi monocrática, cabe ainda recurso ao colegiado de juizes do Supremo. Aí sim, não tem mais recurso. Diante dos fatos, acho que os ministros vão na linha do Gilmar Mendes.

  14. Joma Bastos disse:

    Só existe uma solução… Eleições antecipadas para Presidente, Deputados e Senadores.
    Mas que aquele que esteja a ser investigado pela justiça não possa concorrer!

  15. Beraldo disse:

    Não será fácil para o Plenário do STF, endossar a decisão do Ministro Gilmar Mendes. Os Ministros sabem que a voz do Lula preso, será ainda mais forte e poderá, em poucos dias, não só levar a grande maioria do povo trabalhador às ruas, como também e principalmente, paralisar o País com greves generalizadas. É o que pode acontecer até mesmo antes, se houver sinalização do Juiz Sérgio Moro de um eventual pedido de prisão preventiva do Lula. Se isto não for considerado, ficará a clara impressão de que foi proposital, propiciando uma convulsão social e uma consequente intervenção militar, como sempre ocorreu em casos anteriores semelhantes, de conhecimento geral.

  16. Mauricio disse:

    Ministro Gilmar Mendes, tem hora que eu não sei se ele é um \juiz ou um deputado, pois do jeito que toma partido pelo PSDB, não deveria julgar mais nada, pois não tem moral, está confundindo Justiça com Politica.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *