Início » Brasil » Governo cumpriu apenas uma das cinco promessas feitas em 2013
protestos de 2013

Governo cumpriu apenas uma das cinco promessas feitas em 2013

No auge das manifestações de 2013, o governo criou o plano '5 pactos a favor do Brasil'. Porém, dois anos após os protestos, somente as promessas para a área da Saúde foram cumpridas

Governo cumpriu apenas uma das cinco promessas feitas em 2013
Plano do governo previa reformas política e fiscal, melhorias na Saúde, na Educação e na mobilidade urbana (Foto: Flickr)

Em 2013, no auge dos protestos contra o governo, a presidente Dilma Rousseff se reuniu em seu gabinete, junto com governadores e prefeitos, para discutir respostas às exigências dos manifestantes.

No encontro, foi criado o plano “5 pactos a favor do Brasil”, que previa reformas política e fiscal, melhorias na Saúde, na Educação e na mobilidade urbana. No entanto, dois anos após os protestos, apenas uma meta do plano foi cumprida.

Na área fiscal, o governo ainda não conseguiu reequilibrar as contas públicas. A inflação saltou de 5,9%, em 2013, para 6,41%, no ano passado. A previsão do mercado é que ela chegue a 8,4% este ano, estourando em dois pontos percentuais a meta do governo.

A reforma política enfrenta uma guerra entre Planalto e Congresso. A presidente está saindo derrotada, vendo propostas que não a agradam serem aprovadas pelo Congresso. Uma delas é a permissão de doações de empresas privadas a partidos, defendida pelo presidente do Senado, Eduardo Cunha (PMDB).

Os planos para a mobilidade urbana estão estagnados. No auge dos protestos, a presidente prometeu um investimento de R$ 50 bilhões para ampliar a rede de metrôs, veículos leves sobre trilhos (VLT’s) e corredores de ônibus. Porém, dos 215 projetos selecionados pelo governo, somente 24 estão em obras, e apenas um está operando. O restante, 88% do total, ainda nem saiu do papel.

As promessas para a Educação foram parcialmente cumpridas. Em 2013, o governo destinou 75% dos royalties do petróleo para a Educação. No ano passado, Dilma sancionou o Plano Nacional de Educação, que destina 10% do investimento do PIB para a área.

Apenas as promessas para a área da Saúde foram plenamente cumpridas. A criação do programa Mais Médicos levou milhares de profissionais de saúde a locais sem atendimento. Segundo o Ministério da Saúde, 6 mil cubanos foram contratados para atuar nas periferias das grandes cidades do Sudeste e em áreas isoladas do Norte e Nordeste. Outros 18.240 médicos foram contratados para atender 4.058 municípios e 34 Distritos Sanitários Especiais Indígenas. O órgão estima que 63 milhões de pessoas foram beneficiadas pelo programa.

Fontes:
O Globo-Manifestações de 2013: Governo só cumpriu plenamente um dos 5 pactos ‘a favor do Brasil’

1 Opinião

  1. rene luiz hirschmann disse:

    Dilma meu amor, para de mentir e sutilmente fugir de responsabilidades e vai andar de bicicleta.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *