Início » Brasil » Governo deve manter horário de verão
MUDANÇA NO RELÓGIO

Governo deve manter horário de verão

Equipe presidencial avalia que o horário de verão já se tornou um hábito da população brasileira

Governo deve manter horário de verão
Temer ainda aguarda, no entanto, uma análise do Ministério de Minas e Energia (Fonte: Reprodução/Agência Brasil)

Em reunião neste domingo, 24, no Palácio do Jaburu, o presidente Michel Temer afirmou que deve manter a adoção do horário de verão neste ano. Na semana passada, o governo anunciou que ainda estava avaliando se adotaria ou não a mudança no relógio.

Leia também: Governo pode acabar com horário de verão

De acordo com pessoas que participaram da reunião, Temer disse que a tendência é não extingui-lo, embora ainda esteja aguardando uma análise do Ministério de Minas e Energia.

A equipe presidencial avalia que o horário de verão já se tornou um hábito da população brasileira. Uma eventual mudança poderia, portanto, criar um desgaste desnecessário a Temer.

Nesta semana, o Palácio do Planalto fará uma enquete online para avaliar o impacto de um eventual descarte do programa criado para economizar energia e que vem sendo adotado no país anualmente desde 1985.

A última edição do horário de verão (2016/2017) gerou uma economia de R$ 159,5 milhões. O valor ficou abaixo da edição anterior, de 2015/2016, quando foram poupados R$ 162 milhões.

Com o horário de verão, os relógios são adiantados em uma hora nos estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país, possibilitando o uso de mais luz natural neste período. Mas o esquema vem perdendo importância nos últimos anos, com o deslocamento do horário de pico do consumo de energia do início da noite para o início da tarde.

Fontes:
Folha de S.Paulo - Em reunião, Temer diz que deve manter o horário de verão neste ano

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

3 Opiniões

  1. Antonio de Pádua de Andrade Borges disse:

    Este horário é uma mentira ! As pessoas mal estão saindo de casa por conta da violência e por isso, ficam confinadas em casa gastando água e energia. Além do que, sacrifica o sono dos trabalhadores. Por que não fazem um Plebiscito a respeito ? Com certeza o fim deste horário ganhará.

  2. Áureo Ramos de Souza disse:

    Não sei porque este horário que pelos números apontados não é lá essas economias todas. O que acontece é que os trabalhadores do sul é que se f… pois saem mais cedo para serem assaltados pois é o que vem acontecendo no Brasil. Isto não funciona nem todos tem carros para saírem de casa e ficaram mais propenso a serem assaltados nas paradas de ônibus. Que acabem com esta maldita ideia.

  3. Markut disse:

    Tudo leva a crer que o que está em causa não é a necessidade,ou não, de preservar o horário de verão, mas a preocupação em não ampliar ainda mais a impopularidade deste governo, mesmo ele sendo, no momento, algo parecido como o mal necessário, graças à competência da equipe econômica.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *