Início » Brasil » Governo do Amazonas liberta 432 presos provisórios
CONTRA A SUPERLOTAÇÃO

Governo do Amazonas liberta 432 presos provisórios

Medida visa aliviar a superlotação nos presídios do estado. Parte dos presos que serão soltos terão de usar tornozeleira eletrônica

Governo do Amazonas liberta 432 presos provisórios
Quase metade da população carcerária brasileira (40%) são presos provisórios (Foto: Antônio Cruz/ABr)

O governo do estado do Amazonas concedeu liberdade provisória a 432 presos provisórios. A medida faz parte de um mutirão carcerário para reduzir a superlotação nos presídios do estado. Parte dos presos que serão soltos terão de usar tornozeleira eletrônica.

Segundo o presidente Tribunal de Justiça do Amazonas (TJ-AM), Flávio Pascarelli, a medida não resultará em aumento da criminalidade, pois o órgão está analisando com cuidado cada caso. “Vamos avaliar, criteriosamente, se as condições da prisão preventiva ou provisória permanecem. Essa análise é feita pelo juiz, promotor e defensor público ou advogado. E acredito que, em se tratando de alguém que ofereça perigo à sociedade, a liberdade não será concedida”, disse Pascarelli.

No interior do estado, por exemplo, foram analisados 665 processos em 13 municípios. Desse total, apenas 29 réus receberam liberdade provisória. Em Manaus, foram analisados os processos de 79 presos provisórios. Destes, apenas 10 receberam liberdade provisória, sendo que quatro terão de usar tornozeleira eletrônica e dois terão de cumprir medidas protetivas.

O Brasil tem uma população carcerária estimada em 622.200. É a quarta maior do mundo, atrás apenas dos EUA (2.217.000), China (1.657.812) e Rússia (644.237). Quase metade da população carcerária brasileira (40%) são presos provisórios, ou seja, não receberam condenação em primeira instância.

Fontes:
Congresso em Foco-Mutirão carcerário no Amazonas liberta 432 presos provisórios

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

4 Opiniões

  1. Roberto1776 disse:

    Que gente burra! Será que acham que tornozeleira eletrônica
    vai impedir esses energúmenos libertados de assaltar e matar?

  2. Almanakut Brasil disse:

    EM 2014 STF INOCENTOU A QUADRILHA DO MENSALÃO DO CRIME DE FORMAÇÃO DE QUADRILHA

    Celia Barcellos (VEJA – 28/02)

    https://www.youtube.com/watch?v=nRUQHgmwdrk

  3. MARCIA AMÉLIA disse:

    DESGRAÇA POUCA É BOBAGEM.. SOCORRO, A POPULAÇÃO CORRE PERIGO IMINENTE.

  4. Natanael Ferraz disse:

    Esse Pascarelli não deve ser tão burro, afinal ele é um juiz, mas ele acha que nós somos: ele quer que nós acreditemos que eles tem condições de fazer uma coisa que já deviam ter feito antes e não fizeram por falta de condições. Eles estavam mentindo antes ou estão agora….Socorro!

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *