Início » Brasil » Governo elabora MP do Zika Vírus
COLABORAÇÃO CIENTÍFICA

Governo elabora MP do Zika Vírus

Casa Civil pediu ajuda da Fiocruz para elaborar uma Medida Provisória que facilite a colaboração internacional em pesquisa científica no Brasil em casos de emergências epidemiológicas

Governo elabora MP do Zika Vírus
Pesquisadores brasileiros estão legalmente proibidos de enviar amostras biológicas ao exterior, segundo Fiocruz (Foto: Flickr)

Uma fonte da Fiocruz afirmou ao Opinião e Notícia nesta segunda-feira, 15, que a Casa Civil pretende elaborar uma Medida Provisória (MP) para facilitar o envio de amostras biológicas do Brasil ao exterior em casos de emergências epidemiológicas. A iniciativa é uma resposta ao agravamento da epidemia de zika vírus no Brasil e à pressão da comunidade científica internacional para obter mais amostras do vírus.

No início deste mês, uma reportagem da agência de notícias Associated Press revelou que instituições de pesquisa estrangeiras acusavam o governo brasileiro de sonegar amostras do vírus. Segundo a fonte do O&N, o governo procurou a Fiocruz dias antes do Carnaval e de novo no final da semana passada para consultas sobre a MP do Zika Vírus.

Desde novembro do ano passado, pesquisadores brasileiros enfrentam uma burocracia kafkiana para  enviar material biológico a laboratórios de pesquisa no exterior. Essa dificuldade, decorrente de uma lei aprovada sem decreto que a regulamente, atraiu os holofotes da imprensa apenas graças à epidemia de zika e à necessidade urgente de acelerar a colaboração internacional. Mas os pesquisadores brasileiros a enfrentam há meses, e a situação vem atrasando pesquisas importantes.

Lei da Biodiversidade

Em 17 novembro do ano passado, a presidente Dilma sancionou uma lei de acesso ao patrimônio genético brasileiro no intuito de facilitar o estudo da biodiversidade brasileira, incluindo organismos microbianos, a partir de um simples cadastro eletrônico. O problema é que a chamada Lei da Biodiversidade foi aprovada mas não foi  regulamentada por meio de um decreto. A previsão mais otimista é que o cadastro eletrônico seja concluído apenas em março deste ano.

O presidente da Fiocruz, Paulo Gadelha, disse em recente entrevista que, diante da atual situação de limbo jurídico da Lei da Biodiversidade, pesquisadores brasileiros estão legalmente proibidos de enviar amostras para fora do país, uma vez que a lei entrou em vigor sem dar os instrumentos para que os pesquisadores possam cumprir suas exigências.

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

3 Opiniões

  1. vanderlei disse:

    Governinho zika mesmo. Tudo a favor da burocracia.

  2. João Ricardo disse:

    Gente, esse negócio de zika, N1H1, ebola, dengue e demais epidemias, é tudo alarde muito bem estrategiado pelo marketing das empresas farmacêuticas para venderem suas vacinas e medicamentos ao povo ou governo, bem como angariarem financiamentos ou aprovarem procedimentos para desovarem seus produtos.

    Esse zika virus é uma fraude usada por eles para que os governos aprovem o aborto no país. Estão pegando todos os casos que sempre houve de microcefalia e jogando nas costas deste suposto virus que por toda a história existiu. Pegam um ou outro caso e fazem o mesmo que esses noticiários sangrentos fazem, massacram a mente embotada das pessoas e governos até que a mentira repetida adquira a forma da verdade.

    Todo ano as industrias farmacêuticas inventam uma nova epidemia e assim, enchem seus cofres com bilhões e bilhões. Não há necessidade de acreditar em fantasmas, eu mesmo peguei dengue três vezes e to aqui dizendo que isso é farsa. Ninguém, nunca escutou falar nessas doenças e agora, qq coisa que aconteça com elas, os holofotes acendem e incutem o pavor nas população, mas saibam que por trás disto há bilhões envolvidos e não há a minima preocupação com a nossa saúde, até porque essa Fiocrus, é a mesma que quis banir o medicamento contra o cancês desenvolvido pela USP de São Carlos…

    Terra chamando lua, Terra chamando lua… Permissão para por os pés no chão autorizada…

  3. Áureo Ramos de Souza disse:

    ESSES VIRUS FAZEM COM QUE NÓS NÃO ACOMPANHEMOS O ROLO LÁ E UNIÃO DOS DESUNIDOS DE MENTIRA.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *