Início » Brasil » Governo estuda reduzir benefícios para conter gastos, diz Mantega
corte de despesas

Governo estuda reduzir benefícios para conter gastos, diz Mantega

Entre as medidas estudadas estão corte de despesas com seguro-desemprego, auxílio-doença e abono salarial, benefícios que tiveram um acelerado aumento nos últimos anos

Governo estuda reduzir benefícios para conter gastos, diz Mantega
‘Vamos reformatar esses benefícios para interromper a elevação dessas despesas’, disse Mantega (Reprodução/AE)

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse que o governo estuda importantes medidas de redução de gastos a serem implementadas em 2015. O anúncio foi feito durante uma palestra no Encontro de Política Fiscal 2014, realizada nesta sexta-feira, 7, na Fundação Getúlio Vargas.

Entre as medidas estudadas estão corte de despesas com seguro-desemprego, auxílio-doença e abono salarial, benefícios que tiveram um acelerado aumento nos últimos anos. “Vamos reformatar esses benefícios para interromper a elevação dessas despesas”, disse Mantega.

Também está sendo considerada a redução de subsídios financeiros nos empréstimos concedidos pelo BNDES. O banco tem vários programas de financiamento com juros abaixo da taxa Selic, e vem recebendo injeções de verba do Tesouro Nacional.

Segundo o ministro, o país deve fechar 2015 com saldo positivo no resultado primário (diferença entre as despesas e a receita do governo). O ministro voltou a culpar a crise internacional pelo fraco desempenho da economia.

Mantega, que será substituído no ano que vem, disse que o principal desafio do próximo ministro será fazer a transição de um período de crise para um novo ciclo de expansão econômica. O ministro evitou comentar os nomes dos possíveis substitutos. “Minha fonte é a presidente Dilma e ela não anunciou nenhum nome até agora”.

Fontes:
O Globo-Mantega diz que governo estuda reformular benefícios salariais para cortar gastos
Estadão-Benefícios do BNDES e auxílios-doença serão cortados em 2015, diz Mantega

9 Opiniões

  1. Robson disse:

    É realmente o Brasil está favorecendo os bandidos mesmos, estou com muita duvidas pra que serve presidente? toda essa politicagem ? já não basta o trabalhador receber 700 e poucos ainda ter q pagar impostos sobre isso o bandido mata rouba aterroriza quando vai preso come bebe dormi as custas dos trabalhadores as familias ganham um salario exemplar , o pessoal que não trabalha ganha bolsa familia q é as custas de trabalhadores ganham predinhos novos as custas dos trabalhadores e muitas gentes falam esses pessoal são doidos de roubar não trabalhar agora eu digo doido sou eu que levanto 4 5 da manhã p trabalhar p governo me tirar o pouco que meu muito suor pode me dar e digo mais o brasil podem reparar tudo que é bom é p bandidos e p politicos q no fim são as mesmas coisas não valem o que o gato enterra

  2. marcio disse:

    O corte do seguro desemprego é um absurdo, os pais de famílias não pedem para ficar sem emprego e precisam do auxilio para manter o alimento enquanto procuram outro emprego.
    Esse governo so esta favorecendo os que tem dinheiros , corriptos e ladrões.

  3. denise de carvalho disse:

    Ele também pretende reduzir os salarios dos parlamentares e dos juízes , e negar já o aumento de salário que os mesmos requeriram recentemente? Antes do governo cortar os gastos que eles mesmos fizeram, tem que cortar os gastos com salarios e mordomias que eles tem e diminuir o numero de cargos e pessoas nos 3 poderes, inclusive abolir de vez o cargo de senador que é só um atalho nisso tudo… um peso a mais pro povo carregar.

  4. henrique disse:

    eu acho que esse guido mantega esta mordido porque afundou o pais e agora vem inventar balelas esta blefando tentando por o povão contra a Dilma ,só besta mesmo pode acreditar que leis trabalhistas como auxilo doença e abono pode ser cortado desde de quando,, pode sim ser cortado de quem ganha acima de dois minimos abaixar igual.agora tirar definitivamente eu duvido pois esse valor quem paga não e governo coisa alguma e o proprio trabalhador que contribui e não e pouco de cada minimo e a bagatela de 160 reais e agora quem sera o idiota que vai contribuir se na hora que precisar de auxilio não tera,esse mantega que va cachimba formiga e os mordidos que são oposisão ao PT também,a ultima palavra e da presidente e eu quero ver ela tirara beneficio de quem votou nela só pelas ideias magras do PSDB!!Eu ganho um salario minimo e não e de favor e porque eu contribui e acho que quem ganha demais tem que ser diminuido mesmo pois se eu consigo sobreviver com um ´so salario tds podem e se tocarem nos meus direitos o pau vai cume mesmo e eu vou mostra a minha força!!!!!!

  5. luciano jose eleuterio disse:

    Porque essa turma de safados nao fala em abaixar seus propios salarios

  6. Salete Braga disse:

    Eu sempre defendi o pt e sempre votei também no pt, mas não posso concordar com isso. São direitos adquiridos pelos trabalhadores é o pt quer tirar.
    Um partido que diz defender o trabalhador.
    Isso será o fim do pt na política brasileira, existem outras formas de corte de gastos sem prejudicar os mais pobres.
    Não permita que o PSDB ganhe força por causa de um erro grotesco como esse.

  7. Sidnei Bruzarosco disse:

    acredito que o governo cortando a bolsa família a sua despesa iria diminuir muito mais do que cortando os benefícios de quem realmente precisa e já contribuiu para que tivesse este direito, além de tudo o seguro desemprego é pago com valores que as empresas contribui no momento da rescisão e durante o período em que o empregado esteja com registro em carteira, já o bolsa família a unica fonte de renda é dos imposto que todo cidadão paga e na minha opinião muito mal administrado.
    VITÓRIA AOS QUE ACREDITARAM NO PT, POIS O LOBO EM PELE CORDEIRO SE SE MOSTRA QUANDO CONSEGUE A SUA PRESA, A TODOS QUE VOTARAM NO PT COMO DIRIA O SAUDOSO FIORI GILIOTTI, NÃO ADIANTA CHORA

  8. glayton cavalcanti disse:

    KKK, VIVA A DILMA, VIVA O PT, VIVA O LULA! PREGA O PAU SEM DÓ. ELEITOR BURRO SÓ PENSA QUANDO TOCA NO BOLSO DELES!

  9. Ana Oliveira disse:

    KKK, Agora pode tudo “corte de despesas com seguro-desemprego, auxílio-doença e abono salarial” já passou a eleição. Toma povo burro. Tirar o dinheiro e não repor, não tem conta que fecha, esse seguro desemprego é um inferno, o bacana trabalha 6 meses e já quer descansar, pinta e borda na empresa para ser mandado embora e receber o seguro desemprego que é “meu direito”.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *