Início » Brasil » Governo irá importar novos remédios para o tratamento da hepatite C
Saúde

Governo irá importar novos remédios para o tratamento da hepatite C

Tratamento oferece 90% de eficácia contra o vírus e estará disponível no país em 2015

Governo irá importar novos remédios para o tratamento da hepatite C
Especialistas estimam que, somente no Brasil, 2,5 milhões de pessoas estejam infectadas com o HCV (Reprodução/Bloomberg)

O Ministério da Saúde irá importar uma nova geração de medicamentos que promete inovar a terapia contra o vírus HCV causador da hepatite C crônica , principal causa de mortes por cirrose no Brasil.

Leia mais: Campanha alerta sobre a importância do diagnóstico da hepatite C

Fabricadas por três laboratórios, as drogas sofosbuvir (da Gilead Science), simeprevir (da Janssen Pharmaceutica) e daclastavir (da Bristol-Myers Squibb) já foram testadas e aprovadas na Europa e na Ásia; apresentam eficácia superior a 90% na cura de portadores do genótipo 1 do vírus, o mais frequente. No Brasil, os comprimidos irão substituir o atual tratamento, cuja taxa de sucesso ronda os 60%.

A atual terapia oferecida no país (de 11 meses) causa desconforto e graves efeitos colaterais associados ao uso do interferon. O novo coquetel, por sua vez, elimina o vírus em três meses, sem causar efeitos colaterais importantes.

Estima-se que o governo anuncie em outubro a data da chegada dos novos comprimidos, que serão disponibilizadas pela rede pública de saúde já no primeiro trimestre de 2015.

“Esses remédios encurtam muito o tratamento e oferecem uma resposta bem melhor. Estamos entrando numa nova era no tratamento da hepatite C. Os médicos estão eufóricos”, afirmou Edison Parise, presidente da Sociedade Brasileira de Hepatologia.

A hepatite C é causada por um vírus transmitido principalmente pelo sangue contaminado. A transmissão do HCV por relação sexual é praticamente nula. Por apresentar sintomas tardios (quando o fígado já está bastante comprometido) na maioria dos casos, é conhecida como “assassina silenciosa”.

Especialistas estimam que, somente no Brasil, 2,5 milhões de pessoas estejam infectadas com o HCV. Porém, segundo os hepatologistas, 80% dos portadores não sabem que têm a doença, fato que atrasa a avaliação médica e aumenta o risco de vida.

Fontes:
O Globo-Governo vai importar remédios com mais de 90% de eficácia no tratamento da hepatite C

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *