Início » Brasil » Governo lança plano nacional de segurança
Evolução da violência

Governo lança plano nacional de segurança

Lançamento será feito em Maceió, porque Alagoas tem o maior índice de homicídios em todo o país

Governo lança plano nacional de segurança
Houve uma evolução da violência em praticamente todo o Brasil (Fonte: Reprodução/R7)

O governo federal lança nesta quarta-feira, 27, o novo plano nacional de segurança pública, com o objetivo de reduzir o número de assassinatos no país, principalmente na região Nordeste.

O lançamento será feito em Maceió, porque Alagoas tem o maior índice de homicídios em todo o país. São 66,8 mortes para cada 100 mil habitantes, de acordo com o último mapa da violência no Brasil. O estado vai receber R$ 25 milhões para investir no sistema de Justiça, nas Polícias Federal e Rodoviária, na compra de equipamentos, na capacitação e aperfeiçoamento da polícia técnica, e ainda para instalar bases fixas e móveis de monitoramento.

A cidade mais violenta

Um levantamento revelou que houve uma evolução da violência em praticamente todo o Brasil. A base foi o número de assassinatos ao longo de uma década, entre 2000 e 2010. A região Norte foi a que apresentou o maior aumento, com a porcentagem de homicídios duplicando nesse período, seguida pelo Nordeste. A região Sudeste foi a única que registrou uma redução da violência no período analisado.

Ainda de acordo com o mapa da violência, a cidade que registra a maior taxa de homicídios do país por 100 mil habitantes é Simões Filho, que tem 118 mil habitantes e fica na região metropolitana de Salvador. São 146,4 mortes para cada 100 mil habitantes.

Fontes:
G1 - Governo lança plano de segurança em Alagoas, líder de homicídios
Bom Dia Brasil - Plano de segurança vai tentar reduzir homicídios no Nordeste e Norte

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

2 Opiniões

  1. Carlos U. Pozzobon disse:

    Seria interessante comparar os dados de violência na região sudeste com o resto do país. Como explicar que o nordeste, tendo sido beneficiado por políticas públicas de assistência tenha aumentado vertiginosamente os índices de homicídios? Se nos últimos dez anos a situação destes estados melhorou, por que a violência aumentou? Parece que houve uma lassidão geral nas políticas de combate ao crime, permitindo a impunidade e garantindo a multiplicação de assassinatos sem qualquer tipo de investigação e punição. Seria um subproduto do populismo? Seria uma contrapartida da corrupção generalizada? Mas qual a relação? O fato é que a prosperidade deveria diminuir os índices de violência. Se aumentou, tem alguma coisa errada no modelo.

  2. Mauricio Fernandez disse:

    Pozzobon, tu está acreditando nessa encenação toda? No nordeste continua a infindável seca e a miséria crônica. A unica coisa que mudou foi o aumento vertiginoso das fortunas.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *