Início » Brasil » Governo oferece novo reajuste a professores
Greve

Governo oferece novo reajuste a professores

Um milhão de alunos estão sem aulas e outros 12 mil correm o risco de perder bolsas para estudar no exterior

Governo oferece novo reajuste a professores
Greve já dura mais de dois meses (Fonte: Reprodução/Agência Brasil)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

Em uma tentativa de acabar com a greve que já dura mais de dois meses, o governo federal recuou e ofereceu nesta terça-feira, 24, uma segunda proposta de reajuste aos professores das universidades federais.

A greve já atinge 57 universidades federais em todo o país. Um milhão de alunos estão sem aulas e outros 12 mil correm o risco de perder bolsas para estudar no exterior.

‘Passo decisivo para encerrar a greve’

O governo aumentou a oferta de reajuste mínimo para a categoria, passando de 12% para 25%. O aumento maior, oferecido aos professores doutorados com dedicação exclusiva, continua sendo de 45%. A proposta mantém o pagamento em três anos, como havia sido oferecido anteriormente, mas antecipa as parcelas de julho para março de 2013, 2014 e 2015. O custo para o governo subiu de R$ 3,92 bilhões para R$ 4,2 bilhões.

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, que na semana passada havia descartado um aumento na proposta de reajuste aos professores, disse que acredita que, “com essa proposta, nós daremos um passo decisivo para encerrar a greve a partir de agosto”.

Fontes:
G1 - Governo apresenta nova proposta salarial a professores de federais

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

1 Opinião

  1. áureo Ramos de Souza disse:

    Os professores merecem sim um aumento de mais de 45% pois eles ensinam o futuro aos nossos filhos e netos. Porque deram um reajuste em um dia de 60% aos funcionários dos gabinetes em Brasilia? Já fui moço e sei o esforço que fazem os professores para obter um bom salário assim como nossos médicos, pulando de um lado para outro para ter um renda melhor no final do mês.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *