Início » Brasil » Governo propõe tornar crime a prática do ‘Caixa 2’
Pacote anticorrupção

Governo propõe tornar crime a prática do ‘Caixa 2’

Proposta faz parte do chamado 'pacote anticorrupção' que foi apresentado pelo governo ao presidente da Câmara e do Senado

Governo propõe tornar crime a prática do ‘Caixa 2’
Proposta foi promessa de campanha da presidente (Fonte: Reprodução/AFP)

Em meio a denúncias de que dinheiro de propinas do esquema da Petrobras abasteceu campanhas do PT, o governo Dilma Rousseff apresentou nesta terça-feira, 17, ao Congresso Nacional a proposta de tipificação do crime de “Caixa 2”.

A proposta, que foi promessa de campanha da presidente, faz parte do chamado “pacote anticorrupção” que foi apresentado nesta terça pelo governo ao presidente da Câmara, José Eduardo Cunha (PMDB-RJ), e do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL).

O pacote é tido como uma resposta do governo petista às gigantescas manifestações do último domingo, 15.

Além da criminalização do “Caixa 2”, o governo propõe ainda a exigência de “ficha limpa” para todos os funcionários públicos de todos os poderes, tipificação do enriquecimento ilício por agentes públicos e agilização da recuperação de bens adquiridos com “dinheiro sujo” e do julgamento de funcionários públicos envolvidos em corrupção.

Fontes:
Estadão - Pacote anticorrupção inclui criminalização do caixa 2 de campanha

4 Opiniões

  1. Miguel disse:

    Valeu Fábio Nascimento.

  2. Victor Ivens disse:

    Nesse caso o “Lulinha” seria investigado, processado e preso, ou isso não se aplicaria a algumas pessoas?

  3. Bárbara Praseres disse:

    Isto já deveria existir, não precisaria criar uma lei, ou seria uma maneira de forja os “pensadores brasileiros” assim enganando novamente a população, porque se não há devolução do dinheiro é o mesmo de não ter penalidade, e se precisa disto para melhoria é melhor começar a reforma a política, ou até mesmo parti para o militarismo para haver mudanças, pessoas que não sabem trabalhar honestamente nem precisa continuar no poder, a mudança é necessária quando não existe solução.

  4. Fábio Nascimento disse:

    A digníssima ainda não se mancou de que não é só um pacote anticorrupção que o povo quer. O povo quer, sobretudo, que ela e os irmãos ‘ptralha’ deixem o governo.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *