Início » Brasil » Governo inventa posto diplomático para irmão de Patriota
Política

Governo inventa posto diplomático para irmão de Patriota

Guilherme, que é irmão do ex-chanceler Antonio Patriota, será o novo representante alterno do Brasil na ONU em Genebra

Governo inventa posto diplomático para irmão de Patriota
Organização das Nações Unidas em Genebra, na Suíça (Foto: Wikimedia)

Depois de ser vetado pelos senadores em maio para ocupar a vaga de representante do Brasil na Organização dos Estados Americanos (OEA), o diplomata Guilherme Patriota assumirá agora um posto recriado em Genebra, na Suíça. O veto é visto pelo governo como uma decisão política.

A rejeição do diplomata foi considerada um recado de insatisfação à presidente Dilma Rousseff, devido à proximidade de Patriota com a chefe de Estado e com o assessor da Presidência para assuntos internacionais, Marco Aurélio Garcia.

Guilherme, que é irmão do ex-chanceler Antonio Patriota, será o novo representante alterno do Brasil na ONU em Genebra. O representante alterno é o número dois da missão, mas com status de embaixador. A missão segue tendo como primeira representante a embaixadora Regina Dunlop.

Apesar de o cargo ter sido extinto em Genebra em 2008, com a criação das delegações na OMC (Organização Mundial do Comércio) e na Conferência do Desarmamento, ele foi recriado para que Patriota assumisse um posto de embaixador sem precisar da aprovação do Senado, que seria exigida caso fosse chefiar qualquer embaixada ou missão.

Fontes:
Folha de S. Paulo-Governo cria posto para embaixador vetado pelo Senado
Folha Vitória-Guilherme Patriota é nomeado Delegado Permanente do Brasil em Genebra

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *