Início » Brasil » Governo vai prorrogar o Cadastro Ambiental Rural
Coluna Esplanada

Governo vai prorrogar o Cadastro Ambiental Rural

Há estados avançados nos registros, como DF, MT, AC, AM e TO, e outros muito atrasados, como na região Nordeste, entre eles AL, CE e PE

Governo vai prorrogar o Cadastro Ambiental Rural
O CAR deve ser prorrogado por mais um ano, até maio de 2016 (Fonte: Reprodução/Canal Rural)

O governo pretende prorrogar o Cadastro Ambiental Rural (CAR) por mais um ano, até maio de 2016. Embora haja a possibilidade legal de prorrogação, o governo aguardava os dados consolidados para decidir. As ministras do Meio Ambiente e da Agricultura, Izabella Teixeira e Kátia Abreu, respectivamente, estudam como será: se ampla e geral, se pelo tamanho das propriedades ou por territórios. Há estados avançados nos registros, como DF, MT, AC, AM e TO, e outros muito atrasados, como na região Nordeste, entre eles AL, CE e PE. No Sul, o RS tem apenas 1% das áreas cadastradas.

Panorâmica

A região Norte está bastante avançada, com 65% do território cadastrado. O Centro-Oeste contabiliza mais da metade. Surpresa foi O MT, terra da soja, com quase 90%.

Intensivão

O CapCar, curso online para produtores rurais, que ensina a registrar o CAR no site do Ministério, já formou 30 mil pessoas. É parceria com a Universidade de Lavras.

Madeira legal

Paralelo ao CAR, a ministra Izabella Teixeira colocou meta de 2 milhões de hectares para concessão de florestas públicas até o fim do ano que vem.

Pressão tucana

Os deputados tucanos vão pressionar o presidente da Câmara, Eduardo Cunha, a rever sua posição. Ele tem repetido que não vê motivos para um pedido de impeachment da presidente Dilma. O séquito também fará agenda junto ao senador Aécio Neves, presidente do partido, e ao ex-presidente Fernando Henrique, para convencê-los.

Segredos de Estado

Os tucano que se reuniram na última sexta em Brasília, para debater o assunto, tomaram todas as providências para se blindar e evitar vazamentos. Os áudios das reuniões temáticas foram apagados, e todas as anotações, inclusive rascunhos, triturados.

Guerra à vista

O deputado homossexual Jean Wyllys (PSOL-RJ) organiza seminário LGBT para o próximo dia 12 na Câmara, para discutir o ódio na sociedade e nas redes sociais. No mesmo dia está previsto lançamento da Frente Parlamentar da Família, patrocinada pelo senador evangélico Magno Malta (PR-ES) e o pastor Silas Malafaia.

Vitrine

Jean Wyllys convidou o conhecido humorista Gregorio Duvivier, da Porta dos Fundos, para chamariz no evento LGBT.

Agora vai!

Um Projeto de Lei em tramitação na Câmara confere ao Município de Sant’Ana do Livramento (RS) o título de Capital Nacional da Ovelha.

Salve geral

A coisa anda difícil para o Planalto a ponto de o novo líder do Governo no Senado, Delcício Amaral (PT-MS), soltar um ‘Deus nos ajude!’, logo após ser anunciado no plenário como o titular do cargo. A insegurança deixou até aliados assustados.

Cadeado aberto

Em entrevista à Rede TV!, na segunda, o ministro Marco Aurélio (STF) falou do descontentamento nos métodos na Lava Jato. Disse enxergar ‘inversão da ordem natural das coisas’: prende-se, antes de apurar. Ontem, o STF mandou soltar os empreiteiros.

Vai ter demissão

O presidente da Confederação Nacional das Indústrias, Robson Braga Andrade, usa um eufemismo para avisar que o setor vai demitir em massa se a crise continuar: ‘Existe a possibilidade de um ajuste no nível de emprego’, disse em visita ao Senado.

Toma que é tua!

Robson Andrade, esperto que é, empurra discretamente a solução para o ministro Joaquim Levy: ‘Agora…, nós temos que ter política de desenvolvimento’, e frisou que confia no titular da Fazenda.

1º de maio

Na visão do presidente da CNI, não só o ‘1º de maio não vai ser dos mais fáceis, como o ano também não será’. E emenda: ‘Nunca vi um ano como esse’.

Nova moeda

A crise na economia anda tão feia, em todos os setores, que a TAM, representante da Cessna no Brasil, vende monomotor T206H StationAir novinho em troca de soja.

Ponto Final

Sugestões, denúncias, críticas, envie-nos e-mail: reportagem@colunaesplanada.com.br. A Coluna está no Twitter (@colunaesplanada) e Face: Coluna.Esplanada.

Com Equipe DF, SP e Nordeste

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *