Início » Brasil » Graça Foster escapa de ter bens bloqueados
Petrobras

Graça Foster escapa de ter bens bloqueados

Ex-presidente e outros três executivos da Petrobras foram julgados por irregularidades na compra pela estatal da refinaria de Pasadena

Graça Foster escapa de ter bens bloqueados
Graça Foster deixou a presidência da Petrobras em meio a um grande escândalo de corrupção (Fonte: Reprodução/Agência Brasil)

Em votação dividida, de cinco votos a três, o Tribunal de Contas da União decidiu nesta quarta-feira, 11, não bloquear os bens da ex-presidente da Petrobras Graça Foster, que acaba de deixar a presidência da empresa em meio ao maior escândalo de corrupção da sua história.

O tribunal decidiu livrar também da indisponibilidade patrimonial outros três executivos da Petrobras. Junto com Graça, eles foram julgados por irregularidades na compra pela estatal da refinaria de Pasadena, nos EUA.

Todos, entretanto, serão submetidos a um processo chamado Tomada de Contas Especial (TCE), que visa confirmar responsabilidades por danos aos cofres públicos, e podem ser condenados a ressarcir a empresa pelos prejuízos causados.

Já o ex-presidente da Petrobras José Sergio Gabrielli e os ex-diretores da empresa Nestor Cerveró, Paulo Roberto Costa e Renato Duque terão seus bens bloqueados.

Fontes:
Estadão - TCU livra Graça Foster de bloqueio de bens por compra de Pasadena

2 Opiniões

  1. OZIRES SILVA disse:

    O Professor Marcilio Novaes Maxxon, foi o unico ate aqui que previu com exatidao, muito antes, os fatos que hoje vivenciamos. Esse nobre Professor, Cientista, Observador e Estrategista Politico, deveria ser mais ouvido e respeitado em nosso pais.
    OZIRES SILVA

  2. Dr. MARCÍLIO NOVAES MAXXON disse:

    Ofício da Presidência da CONPETRO Nº 15345/15 – CONFIDENCIAL/URGENTE

    “Na democracia, o processo de formação das políticas públicas demanda participação de todos os segmentos da sociedade civil, informação confiável, representação qualificada, transparência e ética.”

    São Paulo, 04 de fevereiro de 2015

    A
    Sua Excelência a Senhora
    Presidenta DILMA ROUSSEFF
    Presidenta da República Federativa do Brasil
    Palácio do Planalto
    Brasília-DF.

    Assunto: CRISE NA PETRÓLEO BRASILEIRO S.A. – PETROBRAS.

    EXCELENTÍSSIMA SENHORA PRESIDENTA DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL

    Cumprimentando-a cordialmente, e diante do caos instalado na Petróleo Brasileiro S.A. – PETROBRAS, pela incompetente e corrupta gestão do governo de Vossa Excelência, de forma comprovada pelos FATOS releventes denunciados a Nação, venho colocar as nossas preocupações com os destinos da PETROBRAS e de projetos estratégicos para o desenvolvimento do País.

    A nossa preocupação é com o BRASIL, é com o nosso desenvolvimento sócio-econômico, pois somos Líderes do Desenvolvimento. Homens de Ação, Fazimento e Realização. E não compactuamos com isso.

    Não existe paralelo na história, para comparar tão grave gestão da senhora a frente da Presidência da República, e Graça Foster, na PETROBRAS. Poderia comparar a gestão do Imperador Nero Cláudio Augusto Germânico, imperador romano do ano de 54 a 68 da era cristã. Que pois fogo em Roma, destruindo parte da cidade, e matando milhares de pessoas inocentes. Enquanto cantava, tocando lira vendo a cidade que queimava em chamas. Creio que vocês duas tem algo em comum, com esse todo poderoso senhor, se não, ao menos a loucura. O que já é muito grave.

    A PETROBRAS, exige rigorosas precauções de segurança imediatas. O quadro é muito mais grave, do que já foi até aqui apresentado. E alertamos sobre isso quando da nomeação da senhora Graça Foster. O detalhe curioso – trágico talvez seja a expressão mais adequada – é que ninguém no corpo diretivo da empresa, da Diretoria Executiva ao Conselho de Administração, tem a menor idéia do tamanho dessa sujeira ou melhor, patifaria do seu governo. Os valores desse rombo, com a corrupção são uma incógnita, e ainda serão muito maiores. Pois só um contrato firmado por Sérgio Gabrielli, com a W.Torre, foi de US$ 25 bilhões de dólares para a construção de plataformas para o Pré-Sal do PT. Isso é crime de lesa-pátria que exige a prisão de todos os envolvidos, e ainda a renúncia da senhora da Presidência da República. Como a senhora mesmo diz: doa em quem doer.

    Nesse instante, hoje, 04 de fevereiro de 2015, encontra-se, sob grave ameaça o futuro da PETROBRAS. O mega investidor George Soros, está investindo bilhões de dólares na compra de ações da PETROBRAS a preço de banana. A Securities and Exchange Commission – SEC, já estar formalizando as denúncias contra a PETROBRAS. A senhora e outras autoridades e outros exs do seu governo, são citados formalmente por ter assinado prospectos que serviram de base para as emissões de títulos de dívida e ADS (American Depositary Share) que são discutidos nesses processos. A Price “repetidas vezes emitiu opiniões de auditorias qualificadas” sobre os resultados financeiros da Petrobras no período coberto pelas ações judiciais, que vai de maio de 2010 a novembro do ano passado. E com excessão do acobertamento da verdade, nada foi feito pelo governo de Vossa Excelência, até aqui. Os investidores têm direito à reparação porque a Petrobras teria divulgado por vários anos, balanços que induziram os acionistas a erro, comprovando assim a FRAUDE. Não vejo a ABIN, ou a Secretaria de Assuntos Estratégicos, preocupados e analisando com isso, ou na elaboração de estratégias para se reverter esse cenário grave a nossa frente.

    Agora chegamos a hora da verdade. E a verdade vencerá. Não é terceiro turno, como líderes do seu partido gostam de dizer e inventar. É a nossa realidade. Não existe estado de direito com robalheira, com mentiras, e com a FRAUDE. Infelizmente essa é a imagem do seu governo, assim também foi o de FHC. O Brasil, precisa de novos líderes, e de fazedores o meu País não é isso. Trabalhamos pelo BRASIL. Pelo desenvolvimento, pela a Ordem e Progresso, que estão no centro da minha bandeira. A senhora que foi quando jovem, uma mulher que arriscou sua própria vida por isso, e teve a oportunidade, dada por DEUS, apesar de não acreditar em sua existência. Não podia ter deixado isso nunca acontecer. Justamente em seu governo.

    Tudo isso é grave, e irreversível agora.Pois como bem o definiu o imperador Nero:

    “Sero. Haec est fides.”
    – Tradução inglesa: It is too late. This is fidelity.
    – Tradução portuguesa: Está tarde demais. Isto é o fim.
    – Nero, imperador romano, antes de morrer

    Não se para um projeto como o do COMPERJ, ou de ABREU e LIMA. Isso gera rapidamente o sucateamento, e a perda de tudo o que foi investido. O ritmo lento nas obras da refinaria também é um recurso para que a empresa consiga reduzir o investimento em 2015. Assim como a paralisação nas obras da unidade de fertilizantes do Mato Grosso do Sul devido ao rompimento do contrato com os construtores no fim de 2014 e a venda e ativos programada para o fim de 2015 no valor de R$ 3 bilhões.

    Mas agora é a hora de agir pois depois pode ser muito tarde. É preciso dar um verdadeiro choque de governança na Petrobras para reconquistar a confiança da sociedade brasileira e dos investidores.

    Nesse contexto, a bem do Brasil, a única autoridade com envergadura moral e política para enfrentar essa tsunami gigantesca contra os interesses do Brasil, e da PETROBRAS, é o Vice-Presidente da República Dr. MICHEL TEMER, assumindo uma espécie de coordenação,intervenção, para escolha de quem deve presidir a Petrobras e seus novos diretores. Ele tem a Confiança da Nação e do Mercado e foi legitimamente eleito, ele é o garantidor do Estado Democratico de Direito. E isso abriria os canais políticos necessários para um acordo contra esses interesses internacionais. essa diretoria deverá ser exclussivamente feita por profissionais de carreira da PETROBRAS, sem vínculo político partidario. Sua experiência Política, e sua Autoridade Moral, são as ferramentas necessarias para se fazer essa cirurgia de salvação. Pois o seu governo foi incompetente na defesa dos interesses do BRASIL.

    Atenciosamente,

    MARCÍLIO NOVAES MAXXON
    Presidente da CONPETRO
    CONPETRO – Confederação Nacional do Petróleo,
    Gás Natural, Biocombustíveis e Energias Renováveis

    http://www.conpetro.com.br

    http://www.marcilionovaesmaxxon.com

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *