Início » Brasil » Graduação a distância cresce no país
Mais cursos

Graduação a distância cresce no país

Número de alunos aumentou 23 vezes em uma década

Graduação a distância cresce no país
Oferta de cursos também cresceu (Fonte: Reprodução/Agência Brasil)

A graduação a distância vem ganhando cada vez mais espaço no Brasil. O número de alunos aumentou 23 vezes em uma década. A oferta de cursos também cresceu significativamente, saltando de 8 para 84. Os formandos — que antes eram pouco mais de 4 mil — hoje chegam a 161 mil.

Enquanto em 2003 esses cursos tinham 50 mil matrículas, o que representava 1,3% do total da graduação, no ano passado o número chegou a 1,15 milhão, ou 15,7%.

Em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo, Ivete Palange, consultora da Associação Brasileira de Educação a Distância, ressalta que se trata de “uma tendência mundial e irreversível. As empresas também estão investindo em treinamento a distância, em cursos corporativos”.

Com a expansão para outros setores, que incluem cursos de ciências contábeis, engenharia e enfermagem, as matrículas na área de educação caíram de 97,2% para 38,9%.

O crescimento do ensino a distância no país vem gerando debate entre entidades de classe. O Conselho Federal de de Engenharia e Agronomia, por exemplo, já criou um grupo para discutir “medidas de regulação”.

Fontes:
Folha de S.Paulo - Graduação a distância dispara no país e diversifica leque de cursos

1 Opinião

  1. Ludwig Von Drake disse:

    Cai a qualidade da educação no Brasil e cresce a oferta de cursos à distância. Faz sentido, a maioria dos nossos estudantes quer mesmo é ficar longe do estudo. Só querem o “certificado”.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *