Início » Brasil » Grande maioria dos brasileiros acredita em ‘jeitinho’ contra leis
Justiça brasileira

Grande maioria dos brasileiros acredita em ‘jeitinho’ contra leis

Pesquisa revelou que mais de 80% dos entrevistados acreditam ser fácil desobedecer às leis brasileiras

Grande maioria dos brasileiros acredita em ‘jeitinho’ contra leis
Crença no 'jeitinho' contra leis é mais comum entre os mais escolarizados (Fonte: Reprodução/Thinkstock)

Uma pesquisa revelou que 81% dos brasileiros acreditam ser fácil desobedecer às leis do país e “dar um jeitinho” para escapar das punições.

O levantamento, intitulado Índice de Confiança na Justiça Brasileira (ICJBrasil), faz parte da 8ª edição do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgado nesta semana.

Embora a crença a respeito do tema seja predominante na sociedade, o levantamento não verificou se a população utiliza o “jeitinho” ou desrespeita as leis.

Ainda de acordo com a pesquisa, “esses dados reforçam o senso comum de que no Brasil ‘as leis ficam apenas no papel’, contribuindo para a disseminação de uma ‘cultura de desrespeito à lei'”.

O levantamento, feito pela Fundação Getúlio Vargas, contou com a participação de 7.176 pessoas em oito estados brasileiros.

A crença no “jeitinho” para driblar leis é mais comum entre os mais escolarizados e com renda mais alta. São Paulo e Rio de Janeiro são os estados em que a crença é mais disseminada.

“Quanto mais recursos e informações uma pessoa possui, e quanto menor a vulnerabilidade econômica e social a que ela está sujeita, mais ela parece concordar com a facilidade de desrespeitar as leis no país”, destaca o documento.

Fontes:
BBC Brasil - Crença em 'jeitinho' para driblar lei é maior entre mais ricos e escolarizados

1 Opinião

  1. Joma Bastos disse:

    Corrupção Passiva?!

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *