Início » Brasil » Greve de caminhoneiros causa desabastecimento no país
PARALISAÇÃO

Greve de caminhoneiros causa desabastecimento no país

Representante dos caminhoneiros diz que ‘o governo deixou a situação chegar neste ponto crítico, agora precisa dar solução’

Greve de caminhoneiros causa desabastecimento no país
Já faltam alimentos e combustíveis em diversas cidades do país (Fonte: Reprodução/Agência Brasil)

Em greve desde a última segunda-feira, 21, caminhoneiros de todo país mantêm nesta quinta-feira, 24, bloqueios em diversas rodovias federais e estaduais em protesto contra o aumento no preço do diesel.

A ação já está provocando desabastecimento de alimentos, combustíveis e restrições no transporte público em diversas cidades do país. O funcionamento de alguns aeroportos também foi afetado.

O presidente da Petrobras, Pedro Parente, anunciou a redução de 10% no preço do diesel nas refinarias por 15 dias como um gesto de “boa vontade”. Apesar disso, os protestos continuam nesta quinta-feira.

O presidente Michel Temer pediu uma trégua “de dois ou três dias” aos caminhoneiros. Nesta quinta-feira deve ocorrer um novo encontro entre governo e caminhoneiros às 14h.

O presidente da Confederação Nacional dos Transportadores Autônomos (CNTA), Diumar Bueno, afirmou que o governo “sentiu o peso do movimento, que está tomando conta do país”. Em reunião nesta quarta-feira, o governo teria confirmado que irá eliminar a Cide, o tributo incidente sobre o diesel. Bueno ressaltou, no entanto, que apenas essa medida é “insuficiente e representa cinco centavos no preço, se for repassado”.

A categoria promete continuar a mobilização. “A categoria não está disponível para promessas em vão, abertas”, afirmou ainda Diumar Bueno.

Ao ser questionado sobre os prejuízos que a paralisação traz à população, Bueno disse que “o governo deixou a situação chegar nesse ponto crítico, agora precisa dar solução”.

O presidente da CNTA afirmou ainda que o movimento ocorre dentro da lei e que “não há interrupção de nenhuma rodovia”. “É por uma questão de sobrevivência […] A categoria não aguenta mais trabalhar sem rentabilidade”, disse Bueno.

Fontes:
El País - Greve dos caminhoneiros afeta de voos ao pão e obriga Petrobras a ceder
Uol - CNTA diz que governo não ofereceu nada até agora aos caminhoneiros

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

1 Opinião

  1. Áureo Ramos de souza disse:

    O PIS e Confins não é a solução da Petrobras, a solução é a volta do que os políticos roubaram. Agora que a Petrobras esta trabalhando honestamente sem desvio de verba querem tirar de nós o rombo feito pelos políticos. Pelo que vemos iremos chegar a ser uma nova Venezuela.Estão perdidos e não sabem como fazer, não sabem governar pois o BURACO é mais em baixo.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *