Início » Brasil » Grupo de 30 juízes pede abertura de investigação contra Moro
AJUFE

Grupo de 30 juízes pede abertura de investigação contra Moro

Segundo o grupo, composto por juízes federais, mensagens vazadas mostram condutas 'contrárias aos princípios éticos e às regras jurídicas'

Grupo de 30 juízes pede abertura de investigação contra Moro
Mensagens vazadas revelam supostas conversas entre Moro e procuradores da Lava Jato (Fonte: Reprodução/Agência Brasil)

Um grupo de 30 juízes federais pediu nesta segunda-feira, 24, à Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) a abertura de um processo administrativo disciplinar e a eventual exclusão do atual ministro Sérgio Moro caso seja confirmada má conduta do ex-juiz federal.

Os juízes entendem que as mensagens vazadas pelo site “The Intercept” que revelam conversas entre Moro e procuradores da Operação Lava Jato mostram, caso confirmadas, condutas “totalmente contrárias aos princípios éticos e às regras jurídicas que devem reger a atuação de um magistrado, pois quando um juiz atua de forma parcial, chegando ao ponto de confundir sua atuação com a do órgão acusador, a credibilidade do Poder Judiciário é posta em xeque”.

No pedido, os juízes ressaltam que, “segundo diálogos, o representado aconselha e orienta a acusação, cobra agilidade; refere-se a pessoas delatadas como inimigos, sugerindo que apenas 30% sejam investigados; fornece ‘fonte’ a membro do MPF; sugere a substituição de uma procuradora em audiência, demonstrando preocupação com o desempenho da acusação; antecipa decisão a uma das partes, e desdenha da Defesa”.

O grupo de 30 juízes pede que Moro seja excluído do quadro social da Ajufe, caso as apurações internas confirmem as “condutas apontadas, se configurado o desrespeito ao Estatuto [da associação] e o prejuízo moral causados à Ajufe, ao Poder Judiciário e ao Estado Democrático de Direito”. A Ajufe representa ao todo cerca de 2 mil juízes federais no Brasil.

A representação dos magistrados ressalta ainda que a divulgação das mensagens por “órgão de imprensa está protegida” pela Constituição. Os juízes também pedem que Moro tenha direito à ampla defesa. A Ajufe informou que deve se manifestar oficialmente nesta terça-feira, 25.

Fontes:
O Globo - Juízes pedem abertura de investigação contra Moro e possível desfiliação da Ajufe
Folha de S.Paulo - Juízes federais pedem exclusão de Moro da associação da categoria

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

8 Opiniões

  1. Paulo Tomas Bragagnolo disse:

    Cabe a pergunta, quantos Juízes compõem a AJUFE, por acaso 30 juízes é suficiente para pedir isso, ou será que esses juízes tem “algo em comum”?

  2. DINARTE DA COSTA PASSOS disse:

    Está na hora de os integrantes do Poder Judiciário se manifestara sobre este vergonhoso caso do desMOROlizado. Se o Judiciário se calar toda a Instituição estará comprometida. É hora de fazer Justiça para que a maioria da classe dos juízes não acabem na vala da incompetência do MORO.

    PARABÉNS AOS TRINTA JUÍZES que não compactuam com a a farsa aplicada por CAIFÁS, digo MORO.

  3. Paulo Fernando disse:

    Entendo que o trabalho do Juiz Sergio Moro foi por demais brilhante e passou pelo crivo das 02(duas) Cortes Superiores e acredito que em grande parte do povo brasileiro assim pensa. Não creio que os Juízes acima podem ter tal decisão nacional a ponto de afastar o Ministro do seu cargo, que também vem conduzindo muito bem. Não é razoável tal posição dos Juízes. É claro que uma decisão judicial nunca agrada a parte perdedora e em se tratando de revelação que ainda ninguém tem certeza e prova absoluta porque tudo ainda é prematuro.

  4. Jsyme endebo disse:

    Trinta juizes petistas tem como “provas” uma noticia sem documentos de um blog do psol. Bons juizes esses sabem muito de julgamento.

  5. Antonio Rodrigues disse:

    Será que esses juízes são mesmo tão impolutos como querem fazer parecer? Não acredito mesmo. Vão ver quanto eles recebem, as vantagens imorais de que desfrutam, etc…

  6. Maria fulgencii disse:

    Ah se inveja matasse…

  7. Carlos U Pozzobon disse:

    Depois do fracasso dos MPs do PR e SP nos casos do Banestado e do Bancoop, nenhum juiz neste país iria lidar com uma rede de corrupção no sistema político sem advertir procuradores contra a impunidade decorrente de erros processuais.
    Foi o que Moro fez e o resultado não pode ser contestado nem mesmo no STF, aquela corte especializada em desmanchar a golpes de picaretas casuísticas, o granito da ordem moral.

  8. Áureo Ramos de Souza disse:

    Em outros tempos pedia-mos outros Joaquim Barbosa e agora precisamos de mais Sergios Moro para ajustar a justiça brasileira. Porque o grupo de trinta não julgam Gilmar Mendes que solta presos.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *