Início » Brasil » Gurgel admite investigação sobre Lula
Mensalão

Gurgel admite investigação sobre Lula

Procurador-geral da República enviará depoimento de Valério sobre Lula ao MPF de primeiro grau

Gurgel admite investigação sobre Lula
O procurador-geral de República, Roberto Gurgel (Fonte: Reprodução/SCO/STF)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, vai enviar nos próximos dias ao Ministério Público Federal de primeiro grau trechos do depoimento do operador do mensalão, Marcos Valério, segundo o qual recursos do esquema foram usados para pagar despesas pessoais do ex-presidente Lula.

Leia também: Gurgel diz que esquema do mensalão é ‘muito mais amplo’
Leia também: PT diz ser ‘absurda’ investigação de Lula no mensalão
Leia também: Dinheiro do mensalão pagou despesas de Lula, diz Valério

O anúncio foi feito por Gurgel nesta terça-feira, 29. No início de janeiro, essa informação chegou a ser divulgada pela imprensa, mas descartada pela assessoria da Procuradoria Geral da República no mesmo dia. Na época, o órgão disse que não havia “qualquer decisão em relação a uma possível investigação do caso”.

Roberto Gurgel ressaltou nesta terça que não deve encaminhar qualquer orientação ao procurador da República responsável por analisar as acusações de Valério contra Lula. “Qualquer juízo que eu fizesse seria indevido e até uma interferência indébita na atuação do colega”, disse.

Fontes:
Terra - Depoimento de Valério sobre Lula será investigado, diz Gurgel
G1 - PGR diz que deve mandar apuração sobre Lula a MPF nos próximos dias

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

24 Opiniões

  1. helo disse:

    Que juiz terá coragem, mesmo diante de fatos concretos, de acusar “Deus”?
    O PT criou uma imagem de Lula e de FHC falsas. Durante a ditadura, FHC, sociólogo confesso de esquerda, teve que se exilar. Lula, no período, nunca se declarou de esquerda, nem no interrogatório gentil do qual foi liberado em 24 horas.
    FHC e sua Ruth, ativa também na luta contra miséria, sempre foram acolhidos pela esquerda internacional. Seus ministros da economia vieram desta mesma escola, enquanto Lula, amigo de Bush, sempre se aconselhou com o Delfim ministro eterno da ditadura militar.
    Gentil, FHC sempre respeitou e dividiu palanques com o sindicalista de sucesso, e não há registro de que tivesse sido alguma vez hostil no trato político, público ou com Lula. Combateu as oligarquias Sarney, Collor, Renan, Jader, todas premiadas por Lula.
    De onde surgiu a ideia do Lulinha/Paz/Amor e FHC/Capo? Esta inverdade se disseminou pelo país com a eleição do PT, e revela grande ingratidão e distorção dos fatos.

  2. Mauricio Fernandez disse:

    Lula está indócil, irriquieto e irritado, quer passar logo pelo crivo dos seus acusadores, ministério público e quem mais seja. Será absolvido de tudo. Pronto estará para fazer calar-se qualquer um detrator e cair novamente nos braços do povo. Não sou Lula, não sou PT mas éssa turma realmente cança qualquer um. Para pegar Lula até o povão sabe que teriam de mudar as regras que condenaram Valério a mais de 40 anos de prisão e poderosos políticos a peninhas que irão retirá-los da cadeia em 1 ano.

  3. Leidy Santos disse:

    Demorou heim?
    Vamos passar o nosso país a limpo!

  4. Almanakut Brasil disse:

    Agora já não é normal, o que dá de malandro
    regular profissional, malandro com o aparato de malandro oficial,
    malandro candidato a malandro federal,
    malandro com retrato na coluna social;
    malandro com contrato, com gravata e capital, que nunca se dá mal.

    Homenagem Ao Malandro
    Chico Buarque

  5. Renato Cesar De Oliveira Moreira [APnig211] disse:

    Se o Diabo tem seguidores! Lula não poderia ser diferente. Porém, o Diabo arrebanha os pecadores e Lula os idiotas.

  6. Roberto disse:

    Infelizmente o nosso sistema não funciona num país que deputados precisam ser contemplado com “agrados” para votar assuntos de intersse coletivo.Não quero defender ao Lula, mas depois de 500 anos de direita no poder era de se esperar que qualquer que fosse de esquerda seria perseguido até a morte. Acho que o Lula foi macho de governar o Brasil tão contaminado pela corrupção em todas as esferas do poder.
    Gostaria de saber o que justifica o mensalão de Minas foi arquivado.

  7. Rafael Sarnelli disse:

    Se fuçarem, vão achar…VOTOU PT! VOTOU LADRÃO!!!

  8. JOAQUIM VIEIRA disse:

    SE NÃO PODE INVESTIGAR O LULA, INVESTIGAR O RESTO PARA QUE? SE TODOS OS CASOS OU QUASE TODOS LEVAM A ELE! DA UMA ESPIADINHA NO CASO GAU TAMA QUE TÁ TOTALMENTE ESQUECIDO? ACORDA STF!

  9. geracina disse:

    LULALALALA, PTRALHAS, E TODOS P. SO CURRUPÇAO

  10. renato vasconcellos disse:

    É NECESSÁRIO E IMPRESCINDÍVEL PARA QUE ÊSTE PAÍS PROGRIDA QUE OS CRIMES DE CORRUPÇÃO SEJAM APURADOS E PUNIDOS, SENÃO COMO É QUE FICA O POBRE LADRÃO DE GALINHA OU O PEQUENO SONEGADOR.
    O PRESIDENTE DA REPÚBLICA É UM CIDADÃO QUALQUER QUE ESTÁ NUM DADO MOMENTO OCUPANDO UM CARGO PÚBLICO E SE COMETEU CRIME TEM QUE SER PUNIDO SIM. PELA CONSTITUIÇÃO SOMOS TODOS IGUAIS PERANTE A LEI E EU NÃO ACEITO A POSSIBILIDADE DE SER PUNIDO POR UM DELITO QUE NÃO ALCANÇARÁ OUTRO CIDADÃO DEVIDO A SUA CONDIÇÃO
    E É IMORAL QUE ÊRROS DO PASSADO SIRVAM DE ÁLIBI PARA CRIMES DO PRESENTE.
    A ESCOLHA É ENTRE TENTAR SER UMA SUÉCIA OU CONTINUAR COMO UMA REPUBLIQUETA DE BANANAS

  11. Jackson disse:

    Isso é estranho, por que não abre uma investigação no tempo do governo que foi antes do Lula? As privatizações, o mensalão do PSDB em Minas Gerais, o mensalão do DEM em Brasília. Essa justiça está um pouco injusta.

  12. Luiz A. F. Ramos disse:

    “Todos são iguais perante a Lei”. “Da Çilva” não é mais do que ninguém e deve ser investigado e, se condenado, ir preso como qualquer brasileiro. Por muito “menas” Collor de Melo perdeu o mandato.

  13. Isamu disse:

    Concordo com a Helô. Cadê os milhões que a amiguinha do Lula depositou em espécie num banco da Europa? e milhões que o filho do dito cujo recebeu de mão beijada? Ninguém fala nada? O MPF não fala nada. Será que estão com medo?

  14. Zé da Silva disse:

    Porque vocês boicotam depoimentos considerados normais sem que sequer dirija ofensas coletivas ou individuais? seria por não atender o perfil do PIG ou IG sem o P; Paciência da mesma maneira que vocês são ant-PT permitam que pessoas que não comungam dos seus mesmos pensamentos possam expressar suas opiniões, ou a vossa democracia pertence aos DEMOCRATAS.
    Tenho inúmeros depoimentos gravados que não foram publicados, isso é apenas RIDÍCULO.

  15. ariani disse:

    “Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim”.
    Em próxima eleição PT NÃO PODE GANHAR

    Em 31 Dez 2012 éramos 3.566 hoje somos 3.773, poderemos ser milhões, colabore!…

    Se você deseja enviar uma mensagem para o Instituto Endireita Brasil clique no e-mail: contato@emdireitabrasil.com.br

    Visite o nosso site: http://www.emdireitabrasil.com.br/ e faça o seu cadastro.

    Receba nossas mensagens enviando um email para: emdireitabrasil-subscribe@yahoogrupos.com.br

    Siga-nos no Twitter: @emdireitabrasil

    Agora no facebook: http://www.facebook.com/InstitutoEndireitaBrasil

    __._,_.___

  16. helo disse:

    Jackson,
    Privatizações de agora e da Vale não são crimes. Os crimes de BH e Brasília já estão no STF. Engavetados foram muitos como Gamecorp, Daniel Dantas, Banco Popular, Valdomiro etc. Joaquim Vieira fez a pergunta que incomoda: “Se não pode investigar o Lula, investigar o resto pra que? Se todos os casos ou quase todos levam a ele?”

  17. helo disse:

    Roberto,
    Se é preciso coragem para governar, para roubar também.
    O mensalão foi ousado e grande nem tanto por essa coragem que você chama “de macho”, mas pela ajuda de um poder dito “divino”. No mundo do crime, coragem como essa só teve o Roberto Jefferson, que falou, admitiu seu erro, e surrpreendeu a organização criminosa e o país.

  18. DRAGAOFORTE disse:

    Gurgel…você é um homem de coragem…punir os corruptos de forma exemplar é um objetivo que esperamos para prosseguirmos em constante busca de nossos ideais!!! Quando leio algo sobre você me entusiasmo…você é a nossa esperança…só espero que não esteja sendo co-mandado… O “negão” me decepcionou quando votou a favor do príncipe Charles que obrigou o Lula a desocupar a reserva Raposa Serra do Sol… Vê se se mantem…

  19. pedro amparo disse:

    A justiça brasileira tem que quebrar a crista deste lula que se entitulou deus .
    Porque que nao pega a declaraçao de bens antes de assumir o primeiro mandato,
    e pede a declaraçao dele e familia hoje e veremos se tem ou nao envolvimento nos esquemas.

  20. pedro amparo disse:

    E ai justiça brasileira agora chegou a sua vez , ou e so balela voce nao existe?
    Se existe a furtuna que esse cara acumulou e do povo ,que vergonha em seu lula?

  21. Sander Fridman disse:

    Helo, sobre FHC=Esquerda, e Lula=Direita, o equívoco é simples: direita = esquerda. Nossa classificação política (vulgo) não dá conta da realidade, e serve à dissimulação e ao engodo. No Brasil, o período mais liberal poderá ter sido o império! Não é à toa que D. Pedro I abandonou o trono no Brasil para ser guerrilheiro em Portugal numa revolução liberal!!!!!!!

    O mais antigo e o mais revolucionário, no Brasil, desde que existe como tal, continua a ser o liberalismo. Acusam-se os militares brasileiros pelos abusos, mortes e desaparecidos. A afirmação chega a ser ridícula, se comparada com o que Stalin, Mao e Kol Pot “realizaram”. Os militeres brasileiros, sem projeto ou pretensão política, ocuparam um vácuo de idéias e inteligência política que então, como hoje, era ocupado tão somente, com marxismos, maoismos e estalinismos! Quem disse que teria sido melhor sem eles? Quem é capaz de ter a cara de pau de afirmar que menos gente teria morrido sem os milicos? Como julgá-los hoje fora do contexto histórico e político, fora do contexto das alternativas que se vislumbravam?

    FHC surpreendeu com seu governo liberalizante. Rompeu com o marxismo. Mas a grande revolução foi ainda realizada pelo Brizola, com sua fábrica de escolas. Nada pode ser mais revolulcionário e mais lliberal ao mesmo tempo do que oferecer escola de qualidade em tempo integral para toda população. O Brasil carece de um debate sério. A Dilma parece fazer um bom governo. Mas algumas coisas não passam: a subjugação da imprensão pelo governo (deveria ser proibido às estatais e aos governos pagarem verbas de divulgação para a imprensa); nossas eleições foram claramente fraudadas pela maquininha (vejam a distribuição de votos pro-Dilma versus pro-Serra em cada um dos Estados: é olulante!!!)

    Infelizmente, é muito difícil construir um país liberal para uma população de deficientes mentais. Enquanto nossos adolescentes estiverem no percentil 2 em desempenho em leitura, matemática e ambiente, no contexto de cerca de 50 países do mundo, seremos tecnicamente uma nação de deficientes mentais. O Lilberalismo propõe e necessita da educação, da inteligência. Estaremos condenados?

  22. wandereley f.silva disse:

    É INACREDITÁVEL QUE HAJA ALGUÉM QUE SE REFIRA COM RESPEITO ÀQUELES RIDÍCULOS MUSSOLINIS DE LIQUIDAÇÃO.-ELES CLIVARAM O CRISTAL.AS FORÇAS ARMADAS DESTE PAÍS JAMAIS SERÃO AS MESMAS DE ANTES DE 1964.–EXÉRCITO ,MARINHA E AERONÁUTICA NÃO SÃO PROPRIEDADES DELES, SÃO INSTITUIÇÕES NACIONAIS.
    A ÚNICA COISA QUE TALVEZ TENHAM EVITADO FOI UMA INVASÃO NORTE-AMERICANA, CUJOS NAVIOS ESTAVAM ANCORADOS JÁ EM ÁGUAS NACIONAIS PARA EVITAR UMA EVENTUAL VITÓRIA DO JANGO.SE FIZERAM O QUE O MUNDO VIU COM BAGDÁ SÍTIO ARQUEOLÓGICO IMPORTANTE,IMAGINEM O QUE NÃO FARIA COM NOSSAS CIDADES.
    SE TIVESSEM FEITO O QUE FEZ O MINISTRO JOAQUIM BARBOSA SERIAM RESPEITADO E O GOLPE SERIA SIM INSTITUCIONALIZADO COM AVAL E APLAUSO DO POVO BRASILEIRO.
    PERSEGUIRAM CARTUNISTAS,MÚSICOS,JORNALISTAS,COMPOSITORES E OS”PERIGOSOS” MARIO LAGO, CHICO ,VINICIUS,CAETANO E JÔ SOARES E OUTROS FICARAM PASMOS AO SABERE QUE SEUS NOMES CONSTAVAM DO DOSSIÊ DO D.O.P.S
    MAS DEUS É PAI E ELES COMETERAM O ERRO DE TRUCIDAREM UM JORNALISTA JUDEU E PERDERAM O AVAL AMERICANO-JUDAICO.
    AÍ ESTÁ!—. AMANHÃ ESTE PAÍS ACORDARÁ TENDO RENAN CALHEIROS.ELEITO PRESIDENTE DO SENADO. O CONGRESSO ESTÁ DE COSTAS PARA O PAÍS…
    É NAUSEANTE, EMÉTICO E FALTAM-ME ADJETIVOS,

  23. Zé da Silva disse:

    seu comentário está aguardando moderação.
    30 de janeiro de 2013 às 22:26
    Porque vocês boicotam depoimentos considerados normais sem que sequer dirija ofensas coletivas ou individuais? seria por não atender o perfil do PIG ou IG sem o P; Paciência da mesma maneira que vocês são ant-PT permitam que pessoas que não comungam dos seus mesmos pensamentos possam expressar suas opiniões, ou a vossa democracia pertence aos DEMOCRATAS.
    Tenho inúmeros depoimentos gravados que não foram publicados, isso é apenas RIDÍCULO.

  24. José Norberto de Oliveira disse:

    Tem que investigar mesmo.Todos são iguais perante â Lei

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *