Início » Brasil » Haddad vai peitar vereadores
Coluna Esplanada

Haddad vai peitar vereadores

Prefeito de São Paulo pode comprar briga com vereadores se mantiver a promessa de aprovar um Código de Obras que mexe com o setor de construções

Haddad vai peitar vereadores
Haddad discursa após cerimônia de posse (Fonte: Reprodução/Futura Press)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

Apesar do bom relacionamento com a Câmara de Vereadores, o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), pode comprar uma briga grande e pessoal com os vereadores se mantiver a promessa de aprovar este ano um Código de Obras, a Lei de Zoneamento e operações urbanas, que mexe com o setor de construções. O tema sempre foi tabu para o ex-prefeito Gilberto Kassab. Explica-se: muitos vereadores são donos de imobiliárias ou foram financiados pelo setor.

Leandro Mazzini é escritor e jornalista

Desafio

Este será o maior desafio do prefeito. O plano, criado no governo Marta Suplicy, foi previsto para até 2012. Haddad terá de ter o seu de qualquer jeito.

Detalhe

Desde que foi criado, em 2002, o Plano Estratégico só recebeu emendas dos vereadores e não uma versão definitiva.

Verdes

O PV será obstáculo, por ora, para o prefeito Haddad, que é contra a inspeção veicular criada pelo José Roberto Trípoli, expoente verde paulistano.

Que coincidência!

Há dois meses, a presidente Dilma conversou ao pé de ouvido com a senadora Kátia Abreu (PSD-TO) e a convidou para ministra. Kátia pediu tempo para arrumar a Confederação Nacional de Agricultura, que preside, cujo vice é seu opositor. No início de novembro, o vice Assuero Veronez foi preso pela PF por suspeita de pedofilia.

Panelinha

Veronez foi trancafiado pelos federais em Rondônia. Kátia agora vai deixar na CNA um vice do seu grupo interno. Ela é cotada para assumir a Secretaria de Portos este ano, como antecipou a coluna.

Salvação da lavoura

Ajudadas pela seca nos Estados Unidos, as exportações de milho e soja bateram recorde e contribuíram para minimizar a balança comercial deficitária de 2012. Embarques de milho cresceram 97,2%. As de soja 15,3%.

Acidente de percurso

Os dois acontecimentos de Brasília ontem: posse de José Genoino como deputado condenado, tentando evitar a cadeia, e balanço da Polícia Rodoviária Federal.

Mineirinho

Com Genoino sob holofotes, o ex-ministro e suplente de Paulo Piau, Nilmário Miranda (PT-MG), assumia discreto como deputado. Piau foi eleito prefeito de Uberaba.

Por um triz

Cercado e perseguido pelos microfones, José Genoino engasgou com pergunta especial e por pouco não perdeu a estribeira. “Mas o senhor não é réu no processo? A quem vai recorrer?”, indagou um jornalista.

Governo domina

Dos 10 ‘cabeças’ eleitos pelo Diap – Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar, sete são da base governista. Só três são oposição: ACM Neto (DEM-BA), eleito prefeito de Salvador, Aécio Neves (PSDB-MG) e Bruno Araújo (PSDB-PE).

‘Animaizinhos’

Para o governo, tudo é dinheiro. O Ministério da Agricultura cria a Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de… Animais de Estimação. A ideia é promover o crescimento do setor com geração de renda e emprego. Estima-se que a cadeia fature R$ 20 bilhões por ano.

Apressadinho$

O prefeito de Patrocínio do Muriaé (MG), Pablo Correa (PPS), só tomou posse ontem. Dia 1º, após nomeados, os vereadores decidiram fazer a primeira sessão do ano, antes mesmo de empossar o prefeito, na tentativa de aprovar reajuste salarial dos servidores.

Resto de campanha

É que a maioria dos vereadores prometeu isso aos funcionários. Deu confusão. O presidente da Câmara, Roberto Morais (PSD), encerrou a sessão e adiou a pauta.

Ponto Final

Se vereador trabalhasse como vota reajustes, o Brasil estava feito.

Com Vinícius Tavares, Marcos Seabra e Adelina Vasconcelos

www.colunaesplanada.com.br
contato@colunaesplanada.com.br
@colunaesplanada

* É proibida a reprodução total ou parcial da coluna sem a prévia autorização do editor da Esplanada

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

1 Opinião

  1. ney disse:

    Parabéns pela matéria. pena que assunto assim não é mostrado na tv aberta.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *