Início » Brasil » Nasce Heitor Villa-Lobos
Nesta Data

Nasce Heitor Villa-Lobos

O compositor nasceu no Rio de Janeiro em 05 de março de 1887

Nasce Heitor Villa-Lobos
Villa-Lobos, aos 30 anos, já tinha mais de 100 obras compostas (Reprodução/Internet)

Heitor Villa-Lobos nasceu no Rio de Janeiro em 5 de março de 1887. Seu pai era músico amador e desde criança “Villa”, com ficou conhecido no meio musical, aprendeu música, sendo que tocava uma imitação de violoncelo adaptado de uma viola, dado sua estatura de criança. Teve pouco estudo formal de música, sendo basicamente um autodidata. Como violoncelista de uma orquestra excursionou por todo o Brasil, conhecendo não apenas as capitais mas também o interior de vários estados. Com isso adquiriu conhecimento profundo das raízes de nossa música.

Começou a compor cedo e aos trinta anos já tinha mais de cem obras compostas. Sua obra pode ser classificada em quatro períodos: o primeiro, de aprendizado e artesanato, de 1899 até a Suíte Popular Brasileira, em 1912. O segundo, o artista em busca do seu estilo, do Trio n. 1 (1911) até o Carnaval das crianças brasileiras (1919-1920). O terceiro, a afirmação da maturidade, com o Noneto, os Choros, as Serestas e as Cirandas, de 1920 a 1929. Finalmente o quarto, que vai até o fim de sua vida, compreende as Bachianas Brasileiras, os cinco concertos para piano, as suítes Descobrimento do Brasil, as sinfonias de número 6 a 12, entre outras obras.

Desde 1930 o compositor se envolveu com o governo federal, criando o ensino de canto nas escolas e regendo corais de estudantes. A partir de 1944 passou a viajar anualmente para os Estados Unidos e Europa, regendo suas obras com as principais orquestras do mundo.

Villa-Lobos morreu no Rio em 17 de novembro de 1959.

A influente revista de música clássica francesa “Diapason” diz que ele foi o mais prolífico compositor do século XX e o maior da América do Sul.

5 Opiniões

  1. Mario Camões disse:

    Considero Villa Lobos o maior compositor brasileiro, inserido tambem entre os maiores do
    mundo. Ele expressou em sua obra toda a beleza do BRASIL, que ele amava tanto, de uma forma simples e irrefutavel que foi sempre o seu estillo. Os brasileiros, infelizmente, pouco
    con hecem do do VILLA precisamos exaltar, realçar, exibir, falar, de todas as maneiras possi
    veis desse idolo e alça-lo ao panteon mais alto de sua obra.

  2. Markut disse:

    Prolífico e amazônico , na sua exuberância qualitativa e quantitativa. Bastariam as bachianas brasileiras para consagrá-lo como o compositor talentoso que foi.

  3. Roque S. de Souza disse:

    O compositor,músico e maestro Heitor Villa-Lobos palmilhou o nosso território na cata das raízes da Música Brasileira. Assim,fazendo, construiu uma obra musical maravilhosa que resiste o sacolejar dos tempos no saracotear do país.

  4. beca disse:

    muito legal este site e interecante

  5. IVOREMA SAYÃO LOBATO CHAPON disse:

    HEITOR VILLA-LOBOS ALÉM DE TRANSMITIR O SEU DOM, SOUBE OFERECER AOS OUTROS, A MARAVILHA QUE É A MÚSICA. AOS COLÉGIOS OBRIGOU O ENSINO DA MÚSICA… QUANTOS MÚSICOS, HOJE, DEVEM A ELE???!!! CONHECIMENTO …E MUITO MAIS A BELEZA AO NOSSO SER E TAMBÉM PAZ, PAZ, PAZ….

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *