Início » Brasil » Hidrelétrica de Itaipu
NESTA DATA

Hidrelétrica de Itaipu

Em 5 de novembro de 1982, foi inaugurada a hidrelétrica de Itaipu

Hidrelétrica de Itaipu
Em apenas dez anos, a população de Foz do Iguaçu passou de 20 mil para 101.447 habitantes (Foto: Wikimedia)

A maior usina hidrelétrica do Brasil, a Itaipu, foi inaugurada foi no dia 5 de novembro de 1982. Em 1995, a revista americana Popular Mechanics a descreveu como uma das sete maravilhas mundiais da engenharia. “Um trabalho de Hércules” foi o termo usado na avaliação.

Localizada em Foz do Iguaçu, a usina Itaipu leva o nome de uma ilhota que permanecia quase o tempo todo escondida pelas águas do rio. Em tupi-guarani, o nome significa “a pedra que canta”. Técnicos verificaram um rendimento energético exponencial naquele local, em virtude de um grande cânion escavado pelo Rio Paraná.

No segundo semestre de 1984, o canteiro de obras já estava montado, com as primeiras instalações para escritórios, almoxarifado, refeitório, alojamento e posto de combustíveis que ainda permanecem lá.

Aos poucos, a região deixava de ser a cidade pacata que era até então. Entre 1975 e 1978, mais de 9 mil moradias foram construídas nas duas margens para abrigar os trabalhadores da obra. Em apenas dez anos, a população de Foz do Iguaçu passou de 20 mil para 101.447 habitantes.

A construção causou polêmica ambiental: animais perderam seu habitat e as cataratas conhecidas como Sete Quedas deixaram de existir.

No dia 5 de novembro de 1982, os presidentes do Brasil, João Figueiredo, e do Paraguai, Alfredo Stroessner, acionaram o mecanismo que levanta as 14 comportas do vertedouro e liberam a água represada do Rio Paraná.

Fontes:
UOL Economia-Usina de Itaipu completa 40 anos de criação da empresa e início das obras
Itaipu Binacional-Itaipu, um "trabalho de Hércules", chega aos 40 anos

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

4 Opiniões

  1. Luiz Alberto Franco disse:

    A velhinha de Taubaté também acredita que durante a ditadura não houve corrupção.

  2. charles disse:

    Faço minhas as palsvras do Isam

  3. Roberto1776 disse:

    Faço minhas as palavras de ISAM. A decadência brasileira após 1985 e especialmente após 1988, com este arremedo de constituição, nos coloca em uma posição de paiseco de quinto mundo.

  4. Isam disse:

    Ainda bem que foi construída pelo governo militar, porque se fosse pelos governos que se sucederam, teria custado dez vezes mais, devido ao superfaturamento para serem divididos pelas empreiteiras e políticos.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *