Início » Brasil » Hoje o maior cabo eleitoral do PT chama-se José Serra
Eleições 2014

Hoje o maior cabo eleitoral do PT chama-se José Serra

Serra só sairá vitorioso se derrotar a oposição. E a oposição é um tucano chamado Aécio Neves

Hoje o maior cabo eleitoral do PT chama-se José Serra
Se o ex-ex-presidenciável tucano sair do PSDB sem enfrentar as prévias, sairá como um traidor da oposição (Reprodução/Internet)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

“Não somos semeadores da discórdia e do ressentimento”José Serra agradecendo Aécio Neves por abrir mão das prévias, em dezembro de 2009

Não há alma no Brasil político que não saiba que Dora Kramer, a mais prestigiada colunista política do Brasil, por merecimento, é serrista até debaixo d’água. Antes de qualquer aliado de Serra, ela reagiu às prévias propostas por Aécio Neves, em sua coluna no Estadão:

Presidente do PSDB, o senador Aécio Neves diz que aceita disputar prévias para a escolha do candidato a presidente da República. Isso tendo o controle da máquina, o apoio majoritário do partido e, portanto, a plena certeza de que sairia vencedor. Em tese, fez um lance para pôr em xeque a proposta de realização de prévias defendida por aliados de José Serra. Ao se mostrar disposto a disputar, Aécio não daria pretexto ao ex governador para sair do partido. Na prática, porém, não há vinculação entre uma coisa e outra: o prazo de Serra para sair ou ficar vence em 40 dias e as prévias seriam bem depois disso. De onde não faz lógica que a decisão dele se dê em razão da realização de uma hipotética disputa. Nas condições atuais, perdida. Ao se observar os movimentos de Serra e Aécio, a impressão que dá é que estão em cena num jogo de constrangimentos mútuos.

Um movimento simples, claro e transparente acabou com todo o jogo de cena de José Serra. Não dá para fazer prévias em 40 dias, quando vence o prazo para o paulista se filiar a outro partido. Portanto, terá que tomar uma decisão. Terá que sair do ataque para a defesa e aí vai sangrar diante da opinião pública.

Se o ex-ex-presidenciável tucano sair do PSDB, sem enfrentar as prévias que pediu e exigiu, sairá como um traidor da oposição. Sairá porque trocou tudo por um sonho pessoal, acima dos interesses do país e daqueles 44 milhões de votos que lhe foram dados em 2010, quando não merecia 30 milhões pela sua pífia e ridícula campanha, pelo seu discurso tacanho e desastrado, pela sua teimosia e surdez aos conselhos dos seus pares.

Se como diz a colunista, o adversário tem o domínio do partido, por que Serra se acha no direito de ser, pela terceira vez, o seu candidato à presidência, sem disputar este lugar nas internas do partido? Simples, porque ele sabe que o PSDB quer Aécio. As pesquisas escancaram que Serra  perdeu dois terços do seu capital eleitoral. A sua rejeição na cidade de São Paulo ultrapassou os 50% em 2012, quando perdeu para Haddad. E que repetiu o que acontece em todas as eleições: começa com um percentual alto e basta colocar a cara na TV para desabar. Por outro lado, todas as projeções mostram que Aécio Neves tem mais carisma, tem juventude, tem potencial de crescimento, tem rejeição baixa e, principalmente, tem a capacidade de negociação política que Serra não tem. Nunca teve.

A postura de José Serra o leva para um caminho muito perigoso para o Brasil, pois ele só sairá vitorioso se derrotar a oposição. E a oposição é um tucano chamado Aécio Neves. Serra, hoje, sem dúvida alguma,  é o maior cabo eleitoral do PT. Que abra os olhos para o que está fazendo contra o país.

 

*Texto publicado originalmente no Blog do Coronel

Fontes:
Coroneleaks - Hoje o maior cabo eleitoral do PT chama-se José Serra

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

4 Opiniões

  1. CARLOS BRUM disse:

    PELO FIM DA “DINASTIA DO PT”, VOTEM NO AÉCIO NEVES.

  2. Mauricio Fernandez disse:

    Pois é….! nada como um dia após o outro. O articulista afirma aqui em gênero, grau e número que Serra é a Dilma na TV. Serra cunhou o moderno “tiro no próprio pé” relegando a uma pretensa incompetência toda sua assessoria. Dilma no embalo das conquistas ‘lulianas’ abusou da própria inexperiência e consagrou a incompetência de sua assessoria. Afinal, aos vitoriosos tudo…. Realmente Serra sofre de um impasse agudo. Entretanto o impasse de Serra é amparado carinhosamente, e não retaliado, por milhões de votos que poderão muito bem servir aos propósitos de Aécio Neves. A asneira que se tenta imputar a Serra não tira votos da oposição. Muito pelo contrário, uma escolha de Serra por outro partido somente ajudaria Aécio concentrando e acirrando um grande foco de destruição dos votos petistas. O efeito colateral é relegar ao segundo plano pretensões particulares.Tais manobras eleitoreiras me faz lembrar “Peter Pablo Delfim” que administrando grupos de participação em blogs no pais inteiro conseguiu estabelecer um padrão de respostas aos ataques que Dilma sofreu durante sua campanha. Serra foi devidamente enquadrado em seus próprios erros ‘atirando no próprio pé”. Enquanto isso, a fraca assessoria de Dilma tinha um ‘prumo’ fidedigno, real e eficiente de tudo o que estava a se discutir em cada ponto do país em tempo real. O impressionante é que se podia aferir esses dados simplesmente acessando um blog. Se criticava e se informava abertamente o que deveria ser corrigido e qual a forma dentro de um espaço onde centenas opinam inspirados por um movimento imperceptível mas de eficiência avançada. O mesmo sistema elegeu Tarso Genro no RS. Segundo esses analistas, diga-se, que sem cores partidárias que não sejam aquelas que representem o bem estar da população brasileira, não houve acordos ou encontros pactuados para qualquer fim. Foi uma iniciativa isolada e não solicitada de quem entendia o que seria melhor para a Nação naquele momento. Sem cobranças ou auxílios de espécie alguma conseguiram impedir que Dilma perdesse as eleições nos últimos quinze dias de campanha. Ante tais fatos, nos é dado crer que estão certos aqueles analistas ao entenderem que, embora não pareça Serra tem hoje uma situação confortável em relação a Aécio Neves e que Dilma tem dificuldades muito maiores e que só fazem crescer sua dependência de Lula que se dando ao luxo de aumentar os saltos dos sapatos usa pregos no lugar de abrir negociações. Assim não vai adiantar pagar pesquisas ou inventar razões para o povo sair as ruas ou patrocinar vandalismos. A zebra está sumida o povo quer votar e o Serra está solto.

  3. Marluizo Pires Cruz disse:

    Uma candidatura forte para concorrer na eleição de presidente em 2014 estaria no partido conseguir o entendimento dos dois presidenciáveis em abrir mão de sonhos pessoais para utilizar os seus potenciais de conhecimentos nos interesses do país. Definido por entendimento prévio o candidato tucano chamado Aécio Neves e o vice Serra, formando sem dúvida alguma uma ótima composição demonstrada em todas as projeções que mostram que Aécio Neves tem mais carisma, tem juventude, tem potencial de crescimento, tem rejeição baixa e, principalmente, tem a capacidade de negociação política e que Serra tem um legado de experiência na administração pública e da saúde do país tendo essa dupla as maiores possibilidades para sair vitoriosos. Ainda há tempo para 2014.

  4. Mauricio Fernandez disse:

    Marluizo Pires Cruz você está falando do chamado “zumbi chapa puro sangue” terrível devorador de votos petistas que transita entre o mundo do possível e do impossível e ronda insistentemente os sonhos do PMDB. Já foi exaustivamente discutida e agora vaga, o pobre zumbi, por um limbo de interesses sem fim. Pode parecer a descoberta da pólvora, mas é a pura verdade. De zumbi a cavaleiro vingador. Esse é o poder de transformação irrestrita da união de Serra e Aécio Neves. Juntos passam de promessas a concorrentes imbatíveis. Resta saber o que fará o PSDB com sua vocação desagregadora e a supremacia dos interesses pessoais. Tudo leva a crer que qualquer resultado é possível. Mas entendo que o zumbi não tem predileção e está acomoda no limbo. Não seja malvado falando nisso. O pessoal do PT fica arrepiado e perde os cabelos.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *