Início » Brasil » Horário de verão termina à meia-noite
DE SÁBADO PARA DOMINGO

Horário de verão termina à meia-noite

Relógios devem ser atrasados em uma hora nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste

Horário de verão termina à meia-noite
Em 2018, o horário de verão começou no dia 4 de novembro (Fonte: Reprodução/Arquivo/Agência Brasil)

Termina à meia-noite deste sábado, 16, para domingo, 17, o horário de verão. Com isso, os relógios devem ser atrasados em uma hora nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

Em 2018, o horário de verão começou no dia 4 de novembro, fazendo com que os relógios fossem adiantados em uma hora em 10 estados e no Distrito Federal.

Por causa das confusões nos primeiros dias após o fim do horário de verão, a Associação Brasileira das Empresas Aéreas divulgou um comunicado com um alerta: os horários válidos são os que estão escritos nos bilhetes aéreos. A entidade ressalta que a informação de partida se refere ao horário na cidade de origem e a da chegada ao horário da cidade de destino. Caso ainda haja dúvida, os passageiros devem procurar as companhias aéreas para se informar.

Os relógios dos aparelhos celulares são alterados automaticamente. Porém, vale fica atento para verificar se a alteração foi mesmo realizada.

A adoção do horário de verão em 2019 ainda não foi definida e dependerá da decisão do presidente Jair Bolsonaro.

O horário diferenciado foi criado com o objetivo de economizar energia por meio do aproveitamento da luz solar nos meses mais quentes do ano. No ano passado, no entanto, estudos indicaram que a medida não tem sido eficiente em termos de economia de energia.

A assessoria do Ministério de Minas e Energia informou que “serão realizadas novas análises anuais técnicas dos resultados do ciclo 2018/2019 e, quando concluídas, serão encaminhadas à Presidência da República, a quem cabe a decisão de manter ou não o horário brasileiro de verão”.

Fontes:
EBC - Horário de verão termina neste domingo em 10 estados e no DF

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

2 Opiniões

  1. Antonio de Pádua disse:

    Um horário inútil e danoso à saúde. Não há economia alguma. Há um gasto maior de água e energia, pois por conta da violência as pessoas ficam mais em casa. Além do que, muitos nem pagam água e furtam energia através do ” gato. “

  2. Ana Torres disse:

    Acho que não há economia nenhuma, pelo contrário, aguardamos o sol baixar e quando isso ocorre já é tarde para sair. E ao acordar pela manhã está tudo escuro, acabo acendendo todas as luzes.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *