Início » Brasil » Horário de verão termina amanhã
Fim do horário de verão

Horário de verão termina amanhã

Os relógios das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste devem ser atrasados em uma hora

Horário de verão termina amanhã
Quem vive nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste deverão atrasar em uma hora seus relógios a partir da 0h (Reprodução/O Globo)

O horário de verão acaba no próximo domingo, 22. Quem vive nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste deverão atrasar em uma hora seus relógios a partir da 0h. Segundo dados preliminares divulgados na última sexta-feira, 20, pelo Ministério de Minas e Energia, a redução estimada da demanda foi de cerca de 4,5%.

O governo chegou a cogitar uma prorrogação por conta da falta de chuvas, que prejudica os reservatórios das hidrelétricas. No entanto, na última quinta-feira, 19, o ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, confirmou que o horário de verão não sofreria alterações. Afinal, segundo o ministro, o custo-benefício não valeria a pena.

O objetivo principal do horário de verão é aproveitar melhor a luminosidade natural do dia, fazendo com que o consumo de eletricidade no fim da tarde, quando ocorre o chamado pico de consumo, seja reduzido. Recentemente, o pico tem sido registrado no início da tarde, principalmente por causa do aumento do uso de aparelhos de ar-condicionado, devido às altas temperaturas.

Fontes:
O Globo-Horário de verão termina no próximo domingo

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *